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Procon-RJ autua Lojas Americanas por entrega de pedra no lugar de celular

veja como fazer denúncias e reclamações

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de setembro de 2020 - 09:23
Consumidor havia recebido pedra no lugar de celular.
Consumidor havia recebido pedra no lugar de celular. -

Nesta terça-feira (01/09) fiscais do Procon-RJ, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, autuaram as Lojas Americanas da Avenida Nossa Senhora de Copacabana 1058, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, após constatar a denúncia de que o consumidor havia recebido pedra no lugar de celular.

No dia 25 de agosto, foi entregue ao consumidor uma pedra no lugar do smartphone Moto G8 que ele havia comprado. Embora a compra tenha sido feita pelo aplicativo das Lojas Americanas, o consumidor optou por retirar o produto na loja. O fato foi divulgado na imprensa.

Segundo relato do consumidor ao Procon-RJ, ele abriu o pacote dentro da loja na presença de funcionários e da gerente, que lhe ofereceram apenas a opção de cancelamento da compra com estorno para compras no próprio app, e não lhe deram as opções previstas na legislação, tendo em vista que o mesmo queria apenas o celular, que constava em estoque. O fato foi confirmado pela gerente aos fiscais do Procon-RJ nesta terça-feira.

No dia 25 de agosto, foi entregue ao consumidor uma pedra no lugar do smartphone Moto G8
No dia 25 de agosto, foi entregue ao consumidor uma pedra no lugar do smartphone Moto G8 |  Foto: Divulgação
 

As Lojas Americanas descumpriram o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que diz que, em casos como esses, o estabelecimento deve oferecer, a livre escolha do consumidor,  o produto conforme a oferta, produto ou serviço equivalente ou rescindir o contrato com a devolução dos valores pagos, devidamente corrigidos

Segundo os fiscais, apesar do consumidor deixar claro que queria o telefone, produto que a loja tinha em estoque, a ele foi dada apenas a opção de cancelar a compra recebendo o valor em créditos. Como justificativa, a gerente alegou que a responsabilidade pelo fato era da Americanas.com, com sede em São Paulo. Porém, após ser autuada, a loja fez a entrega do telefone comprado pelo consumidor.

"Acreditávamos que o fornecedor já havia resolvido o problema, mas os fiscais constataram a pendência e lavraram o auto de infração. É importante que o consumidor exija os seus direitos nessa situação, primeiro procurando a empresa relatando os fatos e exigindo uma solução, caso não seja resolvido procure o Procon-RJ ou os órgãos de proteção ao consumidor da sua região, seja para fazer uma reclamação ou uma denúncia. ressalta o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Denúncias e reclamações

Os consumidores que se sentirem lesados devem procurar os canais de atendimento do Procon-RJ. As denúncias e reclamações podem ser feitas pelo aplicativo Procon-RJ, www.procononline.rj.gov.br ou www.consumidor.gov.br. No caso de denúncias, é possível fazer também pelo WhatsApp 9-8104-5445.

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