Projeto de pesquisa da UFF produz EPI de prevenção contra covid
Parceria com empresas permite maior produção das máscaras protetoras

Por Rennan Rebello
Apesar da abertura gradual da economia, o novo coronavírus (covid-19) ainda é uma realidade que continua fazendo vítimas fatais todos dias. Neste período de crise sanitária, as instituições públicas seguem sendo as melhores amigas da sociedade contra a pandemia. Em Niterói, os pesquisadores da área de tecnologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), que desde março vinham produzindo face shields (máscaras protetoras de rosto), agora, por conta de parcerias com empresas. Passaram produzir este equipamento de proteção individual (EPI), em escala industrial.
"Nós, da área tecnológica da universidade, começamos este trabalho no início da pandemia para tentar ajudar (a população) de alguma forma. No início, produzíamos as face shields em impressoras 3D. Começamos com uma média de oito por dia. Com o passar do tempo, através de parcerias com outras empresas passamos a produzir com 16 impressoras, uma média de 80 face shields por dia. Em paralelo, conseguimos mais parcerias com empresas grandes e hoje produzimos, em produção industrial, cerca de 800 a mil máscaras por dia.", explicou o professor Marcio Cataldi do departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente e coordenador de Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da UFF.
Todo material produzido é destinado gratuitamente para instituições públicas e pessoas que precisam deste material por estarem em situações de risco iminente de contrair a covid.
"Ainda temos uma demanda grande, de 20 mil por mês, tanto de hospitais, bombeiros, polícia, entre outros. Basta a instituição se cadastrar e justificar porque precisa para adquirir. Atualmente, estamos em contato com a prefeitura de Niterói para trabalharmos em conjunto, sendo que já temos uma cooperação através da plataforma Maker. No momento, estamos buscando arrecadar fundos para comprarmos a parte da frente transparente da face shields. Vale destacar que estas máscaras foram montadas após várias inserções no Hospital Universitário Antonio Pedro, que é da UFF, os médicos e os enfermeiros testaram. Então, chegamos a um padrão de equipamento que evita refluxo e protege mais do que as face shields comerciais.", finalizou Cataldi.
A iniciativa além de produzir face shields também trabalha na produção de respiradores e duplicadores de respiradores. Para quem quiser com qualquer quantia, basta fazer o depósito na seguinte conta corrente:
Banco Santander
Conta da Empresa Jr. Meta Consultoria
CNPJ: 00.498.057/0001-62
Santander - Ag. 3399 - Cc. 130004505
Para mais informações, basta acessar o site: https://www.frenteuff.org/