Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Drive thru, em Niterói, faz testagem que identifica quando a Covid-19 está ativa

Testes rápido por RT-PC pode ser feito no Caminho Niemeyer

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de julho de 2020 - 19:30
Imagem ilustrativa da imagem Drive thru, em Niterói, faz testagem que identifica quando a Covid-19 está ativa

Niterói começa a oferecer, a partir desta sexta-feira (10), testagem por RT-PCR para detectar o novo coronavírus no drive-thru montado no Caminho Niemeyer, no Centro. A iniciativa, em parceria com o aplicativo Dados do Bem, identifica possíveis casos positivos pela inteligência de dados do aplicativo. Serão aplicados 50 testes por dia, das 9h às 16h.

“Essa parceria é mais uma medida de enfrentamento à pandemia em Niterói. Juntos abrimos três pontos diferentes de testagem em modelo drive-thru na cidade e agora acrescentamos o PCR. Essa ação contribui para se ter mais clareza de como está a curva de contaminação no município e acompanhar diariamente o plano de transição para o novo normal”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.
O procedimento é o mesmo do teste rápido para a Covid-19: a pessoa deve baixar o aplicativo no celular, responder o questionário com uma autoavalição do quadro de saúde e informar há quanto tempo está apresentando sintomas sugestivos da doença. A inteligência do aplicativo informa se há indicação para testagem naquele momento e qual exame deve ser realizado. A pessoa pode então receber um convite com data e hora marcados para fazer o teste, o que não descarta a ida a uma unidade de saúde para uma avaliação médica, principalmente se houver febre persistente e falta de ar. Os exames de diagnóstico também estão sendo realizados em mais de 50 unidades de saúde de Niterói. Casos identificados como potencialmente graves pelo aplicativo não entram na fila para a realização de exames. Nesses casos, o usuário recebe um alerta de que deve procurar imediatamente uma unidade de emergência. 
Fátima Cristina Machado, de 57 anos, moradora da Ilha da Conceição, fez o teste RT-PCR nesta sexta-feira, no posto drive-thru do Caminho Niemeyer. Ela contou que não está com os sintomas da Covid-19, mas que a cunhada, com quem convive, testou positivo e, por isso, ela teve recomendação para fazer o teste junto com o pai, que mora com ela e tem 88 anos.
“Cheguei meio temerosa, mas foi tudo tranquilo e rápido. Fui bem atendida e não demorou nada. Meu pai fez o outro tipo de teste na quarta-feira e deu resultado negativo. A minha cunhada, que testou positivo está sem sintomas e deve repetir o teste semana que vem”, contou Fátima Machado. Ela disse ainda que a família têm recebido acompanhamento de profissionais de saúde.
O exame rápido molecular (RT-PCR) busca diagnosticar pessoas que estejam com a doença ativa e orientá-las para que permaneçam em isolamento. Além disso, os dados epidemiológicos por georreferenciamento fornecidos pela estratégia Dados do Bem ajudam no monitoramento diário do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal. O agendamento, assim como acontece com o teste rápido sorológico (que busca anticorpos no sangue), também será feito por meio do aplicativo Dados do Bem.
No caso da testagem por RT-PCR, o que virá explicitado com o QR-code enviado pelo aplicativo, a pessoa deverá sair do carro e se dirigir a uma cabine de acrílico, desenvolvida e doada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) para garantir a proteção tanto do profissional de saúde que aplica o teste quanto do usuário que tem o material coletado. Graças ao isolamento da cabine, não há necessidade da troca de todo equipamento de EPI entre um paciente e outro. Apenas as luvas são descartadas e toda a cabine e ambiente externo são higienizados com álcool a 70%. Isso ajuda a evitar o gasto excessivo de materiais de EPI, tão necessários neste momento de pandemia, e protege o profissional de saúde, que poderia acabar se contaminando ao se desparamentar.
Como acontece a testagem – Ao chegar ao Caminho Niemeyer no dia e hora marcados, o niteroiense vai apresentar o QR-code no aplicativo e um documento de identidade com foto para o validador do teste. O teste é feito a partir da coleta de secreções nasais ou da garganta. Apenas a pessoa que será testada deve sair do carro e se dirigir a uma das cabines disponíveis, seguindo as orientações do profissional de saúde. Será aplicado um questionário, no qual é necessário informar um endereço de e-mail para o envio do laudo do exame, o que acontecerá em até 48 horas. Antes disso, em até 24 horas, aplicativo informará o resultado do teste molecular.
Os dados dos niteroienses que testam positivo são encaminhados à Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Niterói para que a pessoa seja acompanhada pela central de telemonitoramento do Niterói Ligada em Você. Nos casos em que o isolamento domiciliar não for possível, será oferecido que esse período seja cumprido no Centro de Referência de Quarentena. 

Matérias Relacionadas