Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Maricá entrega Campus de Educação para 1300 alunos no Centro

O prédio passou por uma revitalização geral

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de julho de 2020 - 13:59
O prédio, onde funcionava o Colégio Cenecista, passou por uma revitalização geral
O prédio, onde funcionava o Colégio Cenecista, passou por uma revitalização geral -

A Prefeitura de Maricá inaugurou o Campus de Educação Pública Transformadora  (CEPT) Prof Zilca Lopes da Fontoura. Durante a solenidade, o prefeito Fabiano Horta fez questão de lembrar que no passado, a antiga escola particular que funcionava no local atendia apenas 100 estudantes.

“Os recursos dos royalties vão virando acúmulo de saber e tornando essa escola que era privada e aglutinava um número limitado de alunos, numa unidade que vai atender 1300 alunos em tempo integral aqui no Centro”, declarou.

Isso vai representar para nós, um sonho não mais de maneira restrita e limitada a alguns, mas que dá a oportunidade a todos”, completou Fabiano Horta, que também fez questão de falar sobre a utilização da Arena Centro.  

“Esse é um aparelho da escola que vai aglutinar a natureza do tempo integral, das atividades culturais e esportivas aqui e da piscina, mas também vai funcionar nos projetos esportivos como a gente tem por exemplo na Arena Flamengo”, concluiu o prefeito.

“Eu também fui aluna aqui do Cenecista exatamente há 40 anos atrás, estava grávida e trabalhava como faxineira. Eu tinha uma bolsa integral porque na época não existia uma escola pública, aqui eu me formei professora. Mas essa escola que era para poucos agora é para vocês, jovens da periferia. O CEPT é um sonho da prefeitura desde 2009 porque através da educação a gente transforma vidas assim como a minha foi transformada”, lembrou a secretária de Educação, Adriana Luísa da Costa.

“Esse CEPT é o futuro. Juntos construiremos uma nova história, construiremos o futuro da nossa escola”, avaliou a diretora da unidade, Simone Maldonado.

Familiares da homenageada também estiveram presentes. “Como maricaense, ex-aluna e por fazer parte da família Fontoura, sou muito grata por vocês terem escolhido o nome de tia Zilca como patrona dessa unidade. Ela merece todo o nosso respeito por uma vida dedicada à educação do município e por tudo que construiu em prol dos alunos com muita aptidão, lealdade e amor. Falar dela para mim é uma emoção”, declarou Maria Josefina Fontoura.

“Zilca foi uma pessoa maravilhosa para mim, uma mãe. Ela era minha madrinha de crisma, se dedicava muito a mim e eu à ela. Eu tomava conta dela na casa dela. Muitas mães por aí, não fariam tudo que ela fez por mim”, contou saudosa Maria Antonia Ribeiro. 

O prédio, onde funcionava o Colégio Cenecista, passou por uma revitalização geral que incluiu a reforma do telhado e de todas as salas de aula. Também foi necessário realizar a reforma da piscina semi olímpica, da arquibancada e do gradil e incluir novo paisagismo; parqueamento da frente do prédio com estudo de fachada, paisagismo e iluminação; parqueamento central, além da construção de refeitório, cozinha, dispensa e da área da frente de integração da escola com o espaço externo.

O prefeito Fabiano Horta também inaugurou a quadra de esportes renovada, que será compartilhada entre a escola e as atividades esportivas. Na quadra poliesportiva Lúcio Thomé Feteira as intervenções incluem a pintura externa, recuperação do piso e pintura da arquibancada. Renomeado como Arena Centro, o espaço também vai ser utilizado para projetos abertos à comunidade, numa parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer.

Matérias Relacionadas