Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Procon-RJ orienta salões de beleza e barbearias sobre normas de prevenção à Covid-19

Estabelecimentos do Rio e de Niterói receberam orientações da equipe de fiscalização

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de junho de 2020 - 10:31
Imagem ilustrativa da imagem Procon-RJ orienta salões de beleza e barbearias sobre normas de prevenção à Covid-19

O Procon-RJ, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta sexta-feira (26) operação de orientação em salões de beleza e barbearias, estabelecimentos priorizados em função da proximidade entre consumidores e profissionais durante a execução dos serviços.

Seguindo os protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado e pelos decretos municipais 13.604/20 da Prefeitura de Niterói e as “regras de ouro” do artigo 16 do decreto municipal 47.488/20 da Prefeitura do Rio de Janeiro e eventuais regras específicas previstas no anexo da Resolução SMS 4424/20 também da Prefeitura do Rio, a equipe de fiscalização orientou 10 salões de beleza sobre as medidas obrigatórias para a reabertura das lojas ao público.

As ações de orientação sobre as medidas de proteção à disseminação da COVID 19 realizadas pelo Procon-RJ têm a preocupação de verificar o conhecimento dos requisitos e protocolos legais por parte dos fornecedores, permitindo sua melhor compreensão e efetiva aplicação.  É importante salientar que estes requisitos e protocolos  podem variar para cada município, daí a importância destas operações educativas.  No Rio de Janeiro, por exemplo, apenas os salões de beleza localizados em Shopping Centers abriram.  Já em Niterói aqueles localizados nas ruas também já voltaram a funcionar. 

Entre as medidas comuns, entretanto estão a obrigatoriedade de demarcação de distanciamento; uso de EPIs pelos funcionários e de máscaras pelos clientes; disponibilização de álcool em gel para os clientes e a limpeza das superfícies em intervalos regulares.

O problema mais recorrente na maioria dos locais visitados foi a falta de sinalização sobre a quantidade máxima de clientes que poderiam entrar na loja ao mesmo tempo. Márcio Lira Coiffeur, Barber B Beer, Werner Coiffeur, Pluvier Barbearia, Texana Barbearia, Studio Lotufo e Quality Estúdio de Beleza foram orientados a fazer esta sinalização.  Além deste problema, o Mário Lira Coiffeur também precisou ser orientado para cumprir outros requisitos obrigatórios como sinalizar as cadeiras não utilizáveis para garantir o distanciamento, proteger a máquina de cartão com filme e limpá-la após cada uso com álcool em gel, disponibilizar medidor de temperatura na porta e fazer a higiene das superfícies a cada duas horas.

O Barber B Beer by Loff também precisou revisar a proteção e higiene da máquina de cartão e sinalizar as cadeiras e a Texana Barbearia também foi avisada sobre a necessidade de sinalização das cadeiras fora de uso. Todos procuraram resolver os problemas na presença da equipe do Procon.

O Prya Centro de Beleza, Werner Coiffeur do Via Parque e o Edson Coiffeur da Barra cumpriam todas as determinações dos decretos. É fundamental ressaltar que todos os estabelecimentos fizeram imediatamente os ajustes apontados pelos fiscais, ficando em conformidade com as normas de enfrentamento ao coronavírus.

Os esforços para evitar aglomerações e conter a pandemia continuam sendo feitos nos locais visitados e os fiscais constataram que grande maioria das medidas estavam sendo seguidas. Desde o início da reabertura do comércio varejista o Procon vem realizando ações como esta de cunho orientador, que iniciaram semana passada com Shoppings Centers, continuaram ontem com lojas do calçadão de Nova Iguaçu  e agora nos salões e barbearias.

Segundo o Presidente da Autarquia, Cássio Coelho, é uma atribuição do Procon RJ dar orientações e fazer ações de proteção à saúde e segurança de consumidores e fornecedores.

Locais Fiscalizados:

1. Márcio Lira Coiffeur – Rua Dr. Tavares de Macedo, 122 sala 101 – Icaraí – Niterói

2. Barber B Beer by Loff - Rua Dr. Tavares de Macedo, 96 loja 102 – Icaraí – Niterói

3. Studio Lotufo - Rua Dr. Tavares de Macedo, 82 – Icaraí – Niterói

4. Werner Coiffeur – Rua Gavião Peixoto, 103 – Icaraí – Niterói

5. Pluvier Barbearia – Rua Tavares de Macedo, 117 – Icaraí – Niterói

6. Prya Centro de Beleza – Rua Coronel Moreira César, 241 lojas 301 e 301B - – Icaraí – Niterói

7. Edson Coiffeur – Avenidas das Américas, 4.666 loja 134 – Barra da Tijuca – Rio de janeiro

8. Texana Barbearia – Avenida das América, 500 –Barrashopping – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

9. Werner Coiffeur – Avenida Ayrton Senna, 3.000 – Via Parque Shopping – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

10. Quality Estúdio de Beleza – Avenida Geremário Dantas, 404 lojas 238 e 239 – Center Shopping – Tanque – Rio de Janeiro

Matérias Relacionadas