Aplicativo informa horários de ônibus de empresas gonçalenses na quarentena

Tempo de exposição de passageiros diminui

Enviado Direto da Redação
Aplicativo informa horários dos ônibus e ajuda passageiro a ficar menos tempo exposto a aglomerações nos pontos de embarque e terminais

Aplicativo informa horários dos ônibus e ajuda passageiro a ficar menos tempo exposto a aglomerações nos pontos de embarque e terminais

Foto: Divulgação

A redução da frota de ônibus nas ruas, determinada pelos governos como uma das medidas de combate à covid-19, tem como consequência a frequência menor de coletivos passando para quem precisa utilizar esse tipo de transporte. Para evitar um tempo de espera desnecessário dos passageiros nos pontos e até mesmo evitar possíveis aglomerações e filas, algumas empresas de ônibus da Região Metropolitana do Rio já contam com a possibilidade de consulta dos horários de chegada dos ônibus nos pontos de embarque através de aplicativos de mobilidade

.

No CittaMobi, que é gratuito e está disponível nos sistemas Android e iOS, novas linhas de ônibus foram incluídas e agora podem ser consultados, em tempo real, a circulação de todos os ônibus das empresas Rio Ita e a Auto Ônibus Fagundes, que estão operando no deslocamento essencial de passageiros entre São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito; a Expresso Tanguá, que opera linhas municipais em São Gonçalo, além da Rio Minho, Expresso Rio de Janeiro e Auto Viação Tanguaense.


De acordo com Gustavo Gonçalves, diretor do Centro Sistêmico Operacional que reúne as companhias citadas, o aplicativo agora contempla todas as linhas dessas operadoras e a possibilidade de consulta online contribui para a organização do transporte nesse momento de restrição. “Tivemos que reduzir em 80% a circulação dos ônibus e isso aumenta o intervalo dos coletivos nos pontos. Com o CittaMobi, o passageiro que precisa sair de casa, ou que está retornando do trabalho a caminho de um terminal, pode consultar antecipadamente o horário previsto para a chegada do ônibus no ponto de embarque dele, evitando ficar exposto muito tempo na rua ou em filas, conforme a recomendação das autoridades”, explica.


O uso do aplicativo é simples. Depois de baixá-lo no celular, basta o passageiro encontrar e selecionar o ponto que ele vai embarcar. Após essa etapa, ele escolhe o ônibus desejado na lista que aparece e obtém através de um clique todas as informações. Para facilitar a vida do usuário, cartazes fixados nos coletivos essa semana mostram o passo a passo de como fazer.


Cuidado dentro dos coletivos


Além de facilitar o embarque dos clientes, fazendo da tecnologia um aliado para que eles fiquem menos expostos nas ruas, as empresas de ônibus estão se movimentando também com medidas sanitárias durante a viagem. A preocupação com a saúde dos passageiros e profissionais da área de transporte vem fazendo as concessionárias ampliarem a higienização dos ônibus nos pontos finais ao final de cada viagem, mesmo antes da lei implementada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A Rio Ita e a Fagundes, por exemplo, adotam o procedimento desde o dia 20 de março, pouco tempo após o início da quarentena.


Além disso, as máscaras e o álcool em gel 70% estão sendo disponibilizados para todos os rodoviários, individualmente e também nos terminais, e o protocolo de uso de máscaras para todos que estão dentro do ônibus vem sendo lembrado até nos letreiros dos coletivos. “Estamos buscando atender o passageiro com soluções e cuidados preventivos desde o momento que ele sai de casa para embarcar até o fim da viagem. Só assim vamos vencer esse desafio”, finaliza Gonçalves.

Veja também