Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Mais comunidades de Niterói recebem produtos de higiene e sanitização contra o coronavírus

Foram distribuídos mais de 3 mil kits de limpeza nesta quarta-feira (1)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de abril de 2020 - 20:12
Quatro comunidades foram sanitizadas pelos técnicos nesta quarta-feira (1)
Quatro comunidades foram sanitizadas pelos técnicos nesta quarta-feira (1) -

A Prefeitura de Niterói entregou mais de 3 mil kits de higiene e limpeza nesta quarta-feira (01) às famílias da Teixeira de Freitas, Riodades e comunidade do Bonfim, na Zona Norte da cidade. Os produtos estão sendo distribuídos pelos agentes de saúde do programa Médico de Família (PMF) às 80 mil residências cadastradas na cidade. A medida é uma das ações de combate ao novo coronavírus. Também nesta quarta, a Prefeitura deu prosseguimento ao trabalho de sanitização das comunidade e áreas públicas da cidade. Os técnicos estiveram no Morro do Palácio, Lara Vilela (94), Morro da Penha e comunidade da Beira da Lagoa de Piratininga.

Os kits com os produtos de limpeza estão sendo entregues para todas as famílias atendidas pelo PMF em suas casas. O plano é que, até 10 de abril, todas as comunidades carentes da cidade tenham recebido kits que contam com álcool em gel, sabonete, sabão em pó, detergente, cloro e água sanitária. A ação vai beneficiar, ao todo, 220 mil pessoas de Niterói e ajudar a impedir a disseminação da Covid-19. O caramujo foi o primeiro local a receber os kits.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que essa medida, somada as outras adotadas pela administração municipal, é fundamental para o combate do novo coronavírus.

“Estamos entregando esses kits diretamente nas casas das pessoas que estão em áreas mais vulneráveis e muitas vezes não têm condição financeira de comprar o material mínimo de higiene. Vamos seguir para que todas as famílias nas áreas do Programa Médico de Família possam receber nas próximas semanas. Vamos dar condições para essas pessoas ficarem em casa com a possibilidade de manter a limpeza e higiene correta, cumprindo adequadamente o isolamento social que determinamos’’, enfatizou o prefeito.

Maria Aparecida Lima, 51 anos, moradora do Bonfim, contou que está respeitando a quarentena e agradeceu pelos produtos recebidos.

“Chegou em uma bora hora, pois os produtos de limpeza estão muito caros. Para nós é muito bom receber esse kit, porque muitas famílias aqui não estão em condições de comprar. Essa ação da prefeitura está focando em quem realmente precisa de ajuda, agora vamos fazer a nossa parte”, enalteceu a moradora.

De acordo com a vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, para conter o avanço da Covid-19, é de suma importância a limpeza das casas.

“A higienização adequada nos locais de moradia é uma das frentes de combate ao coronavírus.  Por isso, junto ao kit de higiene e limpeza, está sendo entregue também um folheto explicativo com as recomendações para o uso dos produtos”, pontuou.

Sanitização – Desde o dia 23, equipes da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e agentes de sanitização da empresa contratada pela Prefeitura de Niterói fazem a aplicação da solução de quaternário de amônia de quinta geração para limpeza das comunidades e vias da cidade.

Até agora, outras 34 comunidades já receberam a aplicação: Preventório, Morro do Estado, Chácara, Arroz, Cutia, Cavalão, Vila Ipiranga, Nova Brasília, Ribeiro de Almeida (Rua 28), Grota, Igrejinha, Ponte Velha, Africano, União, Cruz, Caniçal, Salinas, Cascarejo, Igreja de Jurujuba, Brasiliana, Bonsucesso, Marítimo, Morro do Pires, Rua do Rumo, Dionisio Mendes, Trav Oto, Guaporé, Papagaio, Buraco da Bacia, Dona Inês, Maruí, Pátio da Leopoldina, Holofote e MIC (Morro da Ilha da Conceição).

A substância quaternário de amônia de quinta geração age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém a superfície desinfetada por até seis meses em áreas internas, dependendo da circulação de pessoas.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou as medidas que estão sendo adotadas pela Prefeitura e também fez um apelo para que todos continuem mantendo o isolamento social.

“Estamos fazendo, entre outras ações, a sanitização em comunidades e principais vias da cidade, iniciamos a distribuição dos kits de higiene e estamos para receber mais de 40 mil testes para diagnóstico de Covid-19 vindos dos Estados Unidos nesta semana. O objetivo é identificar as pessoas contaminadas, garantir o isolamento social de pessoas assintomáticas e minimizar a propagação do novo coronavírus”, explicou o secretário.

Matérias Relacionadas