Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

São Gonçalo inaugura novo Centro de Referência e Testagem Gonçalense

A unidade é responsável por realizar testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites virais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de março de 2020 - 18:00

O novo Centro de Referência e Testagem Gonçalense para pacientes portadores de doenças crônicas transmissíveis começou a funcionar na última segunda-feira (23), em sede própria, na Parada 40. A unidade é responsável por realizar testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites virais. Referência no acolhimento e tratamento de pessoas com HIV, atualmente, o município acolhe 2500 pacientes soropositivos em tratamento utilizando o coquetel antirretroviral.

"Já iríamos inaugurar esta unidade mas com a pandemia de Coronavírus resolvemos antecipar a abertura do Centro de Referência. As unidades de saúde estão recebendo muitas pessoas gripadas e os pacientes não podem ficar expostos devido a baixa imunidade", explica o Prefeito José Luiz Nanci.

Em média, semanalmente, São Gonçalo realiza mais de 300 atendimentos de testagem rápida, acolhendo moradores do município e regiões vizinhas como Maricá, Itaboraí e Niterói. Somos uma das únicas cidades do Estado que realiza o atendimento em demanda espontânea, sem restrição aos demais municípios, e seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, cada caso positivo é notificado. De acordo com levantamentos do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a maior incidência de casos de HIV é de jovens entre 15 e 29 anos, com uma média de 13 a 17 casos por semana.

Em 2019, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, através do programa Municipal de Ist/Aids aumentou o número do Serviços de Atendimento Especializado (SAE). Hoje, São Gonçalo possui três pontos do programa com testagem rápida e tratamento para o HIV (Centro de Referência, Polo Sanitário Hélio Cruz e Clínica Municipal Dr. Zerbini), com infectologistas e enfermagem, além de também aumentar o número de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Em outubro do último ano, São Gonçalo foi o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a receber o equipamento de carga viral rápida para HIV e hepatite C. Encaminhado pelo Ministério da Saúde, o aparelho possui uma técnica de alta sensibilidade que detecta e quantifica a carga viral, ou seja, o material genético do vírus, e baseado nesse resultado é que o médico infectologista avaliará se o paciente está respondendo ao tratamento. Com a nova aquisição, os resultados que antes levavam 15 ou 20 dias, serão obtidos no mesmo dia do exame.

"Acreditar que a Atenção Primária à Saúde é o princípio de toda organização da Rede de Assistência do município, nos promoveu o entendimento que deveríamos agregar todos os conhecimentos e parcerias para produzirmos uma saúde de qualidade à nossa população. Toda essa preocupação foi observada pelo Ministério da Saúde e o Estado do Rio de Janeiro, que sensíveis a todo nosso trabalho e o volume de munícipes que seriam beneficiados com o equipamento, nos fez ser o primeiro município do Estado do Rio de janeiro a receber o equipamento de carga viral rápida. Agradeço ao prefeito José Luiz Nanci, a chefe de Gabinete Eliane Gabriel, Ministério da Saúde e ao Estado por investirem conosco na saúde de nossa população e no treinamento de nossas equipes, entendendo que o desfecho será sempre uma qualidade de vida sustentável para a sociedade", disse a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora.

O Centro de Referência e Testagem Gonçalense terá como sede a Rua Dr. Francisco Portela (n° 2421), no bairro Parada 40, em São Gonçalo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Matérias Relacionadas