Fundação CECIERJ e Dell oferecem 2 duas mil vagas em cursos para pessoas com deficiência ou vulnerabilidade social

A divulgação da lista dos selecionados será realizada em 6 de março

Enviado Direto da Redação
 A divulgação da lista dos selecionados será realizada em 6 de março

A divulgação da lista dos selecionados será realizada em 6 de março

Foto: Divulgação

A Fundação CECIERJ e a empresa Dell Technologies (NYSE: DELL), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, firmaram uma parceria para oferecer duas mil vagas para o Programa Gratuito de Qualificação Acessível Profissional. A iniciativa é especialmente voltada para moradores do Estado do Rio de Janeiro com alguma deficiência ou em situação de vulnerabilidade social. As inscrições começam nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, e terminam no dia 2 de março, pelo site leadfortaleza.com.br. A divulgação da lista dos selecionados será realizada em 6 de março; o início das aulas acontecerá no dia 16 do mesmo mês.


Cada candidato poderá escolher apenas uma opção entre os 13 cursos oferecidos:


·   Informática prática


·   Introdução a aplicativos on-line do Google


·   Empreendedorismo e ética 


·   Atendimento ao cliente


·   Cursos técnicos na área de programação:


·   Introdução à lógica de programação


·   Fundamentos de programação orientada a objetos com Java


·   Integração de aplicações e serviços com Java


·   Fundamentos de banco de dados com Java


·   Introdução ao desenvolvimento de aplicações em Java


·   Fundamentos de programação para web com Java


·   Padronização de projetos Web com Java EE e Spring Framework


·   Fundamentos de desenvolvimento móvel utilizando Android API


·   Java, planejamento e desenvolvimento de aplicações Android utilizando Google APIS 


Os cursos serão aplicados pela Dell, por meio da Plataforma Acessível de Ensino a Distância desenvolvida pelo LEAD (Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da Dell), com apoio da Fundação CECIERJ. O aluno que não tiver computador disponível para acessar o material, pode comparecer a um polo do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) mais próximo, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h, para utilizar o laboratório de informática da unidade. O conteúdo também pode acessado pelo aplicativo Aprendizado Acessível, disponível em versões para Android e IOS.


A plataforma conta com recursos de acessibilidade, como Intérpretes de Libras, alertas sonoros, comandos de voz e audiodescrição de imagens. A plataforma foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar do LEAD – que conta com cerca de 30% dos colaboradores portadores de alguma deficiência e com participação ativa no desenvolvimento das soluções – e auxiliou na capacitação de mais de 9.400 pessoas, com e sem deficiência, e pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo Brasil.


Dúvidas no processo de inscrição podem ser tiradas pelo e-mail: suporte@dellead.com, pelo telefone: (85) 3492-1062 ou por WhatsApp: (85) 99946-0145.

Veja também