Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Itaboraí divulga calendário de pesagem para beneficiários do Bolsa Família

Ação tem objetivo de conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de janeiro de 2020 - 17:07
Imagem ilustrativa da imagem Itaboraí divulga calendário de pesagem para beneficiários do Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí inicia no próximo dia 27 de janeiro a pesagem de todos os beneficiários do Programa Bolsa Família. Para isso, está convocando as famílias para realizarem o acompanhamento obrigatório realizado quatro vezes ao ano.

O público assistido deve procurar a Unidade de Saúde da cidade nas datas e horários especificados. De 27 a 31 de janeiro, de 23 a 27 de março, de 27 a 31 de julho, de 21 a 25 de setembro. Todas as Unidades de Saúde referente ao bairro onde o beneficiário mora estará realizando o trabalho, das 8h às 12h e de 13h às 16h.

O acompanhamento de saúde é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício e precisa ser cumprido. O objetivo do acompanhamento é monitorar o estado nutricional, vacinação e pré-natal dos beneficiários, sendo necessário o comparecimento às Unidades de Saúde munidos do cartão do Programa Bolsa Família, cartão do SUS, caderneta de vacinação das crianças, cartão da gestante e comprovante de residência.

Quem mora no Centro de Itaboraí a pesagem será feita de 01 a 15 de fevereiro, no Ambulatório Central de segunda a quinta-feira, nos mesmos horários. 

Entenda como funciona

A pesagem no Bolsa Família é uma ação realizada quatro vezes por ano para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Verificar o peso é uma maneira de identificar casos de desnutrição entre os beneficiários e consequentemente, se há famílias fazendo mau uso do valor recebido mensalmente.

A pesagem é determinante para o recebimento do Bolsa Família, os beneficiários convocados para a ação e que não comparecem as unidades de saúde no prazo informado, correm risco de ter o benefício suspenso ou cancelado. 

A pesagem do Bolsa Família tem como objetivo checar se há casos de desnutrição entre mulheres e crianças que recebem o benefício do governo federal, para isso, são organizadas ações em postos de saúde onde os cadastrados no programa realizam a pesagem. O peso de cada membro da família é incluído no cadastro e deve ser atualizado a cada seis meses, conforme for solicitado.

No entanto, não são todos os beneficiários que devem participar da ação. São convocados para pesagem apenas mulheres com idade entre 14 e 44 anos, mulheres grávidas de qualquer idade e crianças menores de 7 anos. Os membros da família que não fazem parte desses grupos, não precisam se deslocar até a unidade de saúde para conferir o peso.

A pesagem é realizada sempre no início do primeiro e do segundo semestre, porém a data exata difere de acordo com a cidade. 

Para realizar a pesagem os beneficiários precisam se identificar através de documentos pessoais:

Certidão de nascimento (menores de idade)

RG (maiores de idade)

Carteira de vacinação

Cartão do Bolsa Família

Após verificar a data da pesagem do Bolsa Família no seu município, basta comparecer até a unidade mais próxima de sua residência com a documentação necessária em mãos para que a equipe de profissionais da saúde possa averiguar o peso e, se necessário, atualizar a carteira de vacinação.

Matérias Relacionadas