Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

São Gonçalo terá 'Energia em Ação' neste sábado (7)

Serão disponibilizados diversos serviços gratuitos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de dezembro de 2019 - 14:53
Serão disponibilizados diversos serviços gratuitos
Serão disponibilizados diversos serviços gratuitos -

O município de São Gonçalo receberá, no próximo sábado (7), o evento Energia em Ação. Promovido pela Enel, em parceira com o Firjan/Sesi, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo e diversas outras instituições, como o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública, a ação tem o objetivo de disponibilizar à população diversos serviços gratuitos e orientações com os temas a respeito de cidadania, educação, saúde e lazer. A atividade será aberta ao público e acontecerá das 8h às 15h na sede do Firjan/Sesi, no Rodo.

A abertura do evento contará com a apresentação da Orquestra Municipal de São Gonçalo e, em seguida, a população terá acesso aos serviços. As secretarias municipais de Saúde e Defesa Civil; Educação; Esporte e Lazer; Cultura e Turismo; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social e Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência participarão do evento oferecendo palestras, atendimentos, oficinas, entrega de kits, corte de cabelo, doação de livros, apresentações de dança, segunda via de documentos, testagem rápida, exposição de trabalhos e muitas outras atividades.

No evento, também, estarão o Instituto Baía de Guanabara, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), a Defensoria Pública, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e a Operação Lei Seca. Todos os atendimentos serão realizados por ordem de chegada ou com a distribuição de senhas.

O Firjan/Sesi está localizado na Rua Doutor Nilo Peçanha, nº 134, Rodo – SG.

Confira abaixo algumas das atividades de cada Instituição:

Secretaria de Saúde e Defesa Civil – Exposição de animais peçonhentos mortos e conservados; caixa com insetos; microscópios visualizando o Aedes Aegypti; palestras sobre arboviroses; distribuição de material informativo e preservativos; auriculoterapia; teste de glicemia e teste rápido de HIV/AIDS.

Secretaria de Educação – Informações sobre a matrícula de 2020; apresentações de projetos da educação; stand com biblioteca e contação de histórias; orientação de educação ambiental com distribuição de mudas e exposições.

Secretaria de Esporte e Lazer – apresentações de ginástica; alongamento e capoeira.

Secretaria de Cultura e Turismo – apresentações infantis e passinhos.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Orientação aos cadastrados no Microempreendedor Individual (MEI) para tirar dúvidas.

Secretaria de Desenvolvimento Social – Oficinas de empreendedorismo e musicalização, grupos de acolhimento e orientações dos serviços sociais da rede.

Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência – Atendimento social, psicológico e jurídico ao idoso, para mulheres que se encontram em qualquer situação de violência e pessoa com deficiência, orientação sobre como criar um negócio empreendedor e a apresentação do projeto de geração de trabalho e renda na qual atuam as mulheres artesãs gonçalenses. 

Enel – Cadastro da Tarifa Social Baixa Renda de energia; troca gratuita de lâmpadas; palestra sobre consumo de energia consciente; 

Instituto Guanabara – Oficina de plantio de suculenta na cápsula de café;

INSS – Orientação e informação sobre serviços do INSS; socialização da legislação BPC. (O atendimento será realizado por ordem de chegada, sem a necessidade de senhas);

Detran – Solicitação de 1ª e 2ª via da carteira de identidade, portando Certidão de Nascimento ou Casamento original ou cópia autenticada. (O atendimento será realizado através de senhas).  

Defensoria Pública – Divórcio consensual; divórcio litigioso/Guarda; alvará judicial para FGTS de pensão alimentícia; petição genérica do Juizado Especial Cível; ação de reconhecimento de maternidade/paternidade; ação de investigação de paternidade; ação de investigação de maternidade pós-morte; ação de investigação de paternidade com alimentos; ação de oferta de alimentos; ação de alimentos à gestante; registro tardio; retificação de registro de nascimento; retificação de registro de óbito; retificação de registro de casamento; anulação de registro civil; ação de retificação de registro civil; ação de dissolução da união estável.

Ministério do Trabalho e Emprego – Agendamento de carteira de trabalho; divulgação e orientação quanto a Carteira de Trabalho Digital.

Tribunal de Justiça – Audiência para ações de família, infância, juventude e idoso (os juízes estarão presentes e julgam as questões na hora, caso as partes estejam presentes com a documentação sob a respectiva questão a ser julgada); registro civil/alteração de nome (alterações efetuadas na hora e os documentos serão retirados no cartório próximo a residência); inclusão de nome de pai, mãe e emissão de registro civil de crianças até 12 anos; conversão de união estável para casamento de casais previamente identificados, casamentos (é feito o casamento de pessoas que moram já moram junto). O atendimento será realizado através de senhas. 

Operação Lei Seca – Folders informativos, adesivos, gibis, ventarolas, pen-drives e óculos simuladores de embriaguez.

Matérias Relacionadas