Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Novembro Azul: saiba onde buscar ajuda em São Gonçalo

Este é o mês de conscientização para o câncer de próstata

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de novembro de 2019 - 10:41
Este é o mês de conscientização para o câncer de próstata
Este é o mês de conscientização para o câncer de próstata -

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Como forma de aproximar ainda mais a população do tema e conscientizar quanto a importância do exame, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo realiza durante todo o mês ações abertas ao público, começando nesta terça-feira (5), na Clínica Municipal do Mutondo. 

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Homem de São Gonçalo, Aghata Barros, o serviço vem atuando de forma constante em toda rede, realizando capacitações e mapeando o público masculino na cidade, buscando determinar o que os leva a não acessar o sistema de saúde. Para ela, fazer um trabalho preventivo e alertar sobre a importância do cuidado são passos fundamentais que se intensificam no Novembro Azul.

"Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, prevenção do câncer de próstata e doenças crônicas (diabetes, hipertensão), entre outros pontos que devem ser observados para a população masculina. O novembro azul tem como objetivo promover uma mudança no conceito de ir ao médico, encorajando os homens a fazerem exames de rotina e cuidarem da saúde constantemente!", destacou Aghata. 

O câncer de próstata pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O aposentado Valdir de Souza, de 67 anos, destacou a importância da busca por cuidados. 

"Independente da idade precisamos nos cuidar, fazer os exames necessários. Eu sempre fui assim, mas tenho muitos amigos e familiares homens que acham que não precisam se cuidar e nunca fizeram o exame de toque!", relatou. 

A prevenção representa ganho de qualidade de vida. Neste sentido, no SUS, o homem pode fazer uma série de exames de check-up, como sangue (hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídios, glicemia e insulina); aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo de IMC (índice de massa corporal); função pulmonar (indicada aos fumantes);  teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite C.  A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).

Serviço: 

Calendário Novembro Azul 

13/11: Polo Sanitário Hélio Cruz - Palestra sobre câncer de próstata

21/11: Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima (13h) - Palestra sobre câncer de próstata 

23/11 : Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima (13h) - Comemoração do Dia Internacional do Homem, palestra sobre prevenção ao câncer de próstata e mitos e verdades 

22/11: Pólo Sanitário Hélio Cruz (9h) - Roda de conversa sobre cuidados integrais com a saúde do homem 

26/11: Pólo Sanitário Rio do Ouro (9h) - Grupo de idoso, saúde do homem: diabetes, hipertensão, câncer de próstata e sexualidade na terceira idade 

Pólo Jorge Teixeira de Lima (9h) - Palestra com nutricionista, endocrinologista e auriculoterapia

28/11: Polo Washington Luiz (9h) - Palestra sobre saúde do homem  

Matérias Relacionadas