Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

São Gonçalo realiza Mutirão do Diabetes em novembro com serviços gratuitos

Ação acontecerá na Praça Zé Garoto

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de novembro de 2019 - 14:56
Ação acontecerá na Praça Zé Garoto
Ação acontecerá na Praça Zé Garoto -

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o diabetes é a maior causa de cegueira no Brasil. Como forma de facilitar o acesso e a promoção de saúde, conscientizando e informando a população, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Oftalmoclínica H.Olhos, realiza no dia 9 de novembro, das 8h às 14h, o Mutirão do Diabetes, com serviços gratuitos, na Praça Zé Garoto. A expectativa é atender mais de 900 pessoas, seguindo a fila por ordem de chegada. 

De acordo com o programa de Hipertensão e Diabetes do município, São Gonçalo possui mais de 90 mil hipertensos e mais de 20 mil diabéticos. A hipertensão ou pressão alta, assim como o diabetes, é uma doença crônica e um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

"É importante ter a consciência de que a prevenção começa na infância, com hábitos saudáveis, dieta equilibrada e atividade física. Uma vez com Diabetes, devemos estar atentos e conhecer as possíveis complicações e tratamento. As que aparecem com mais frequência são as retinopatias, que podem levar à cegueira. Por isso, além de compartilharmos conhecimentos, consultas com orientações de vários profissionais, os pacientes poderão usufruir de exames oftalmológicos básicos, que ajudarão no diagnóstico das retinopatias e outras complicações", explica Denise Rocha, enfermeira da Coordenação do Programa de Hipertensão e Diabetes de São Gonçalo. 

O mutirão contará com atendimentos de nutricionista, endocrinologista, fisioterapeuta, enfermagem, educador físico, além de testagem de glicemia, exame do fundo de olho, uma feira de alimentação saudável e roda de conversa sobre a doença e os possíveis tratamentos. 

"Esse mutirão é realizado em cerca de 20 cidades no Brasil inteiro, e agora pela primeira vez no Rio de Janeiro, em São Gonçalo. Queremos ressaltar a importância da prevenção da cegueira pela retinopatia diabética e fornecer orientações sobre todos os aspectos da doença. Nosso objetivo é informar e orientar a população!", afirmou Eduardo Kestelman, diretor da H.Olhos e idealizador do Mutirão. 

Matérias Relacionadas