São Gonçalo realiza Mutirão do Diabetes em novembro com serviços gratuitos

Ação acontecerá na Praça Zé Garoto

Enviado Direto da Redação
Ação acontecerá na Praça Zé Garoto

Ação acontecerá na Praça Zé Garoto

Foto: Divulgação

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o diabetes é a maior causa de cegueira no Brasil. Como forma de facilitar o acesso e a promoção de saúde, conscientizando e informando a população, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Oftalmoclínica H.Olhos, realiza no dia 9 de novembro, das 8h às 14h, o Mutirão do Diabetes, com serviços gratuitos, na Praça Zé Garoto. A expectativa é atender mais de 900 pessoas, seguindo a fila por ordem de chegada. 


De acordo com o programa de Hipertensão e Diabetes do município, São Gonçalo possui mais de 90 mil hipertensos e mais de 20 mil diabéticos. A hipertensão ou pressão alta, assim como o diabetes, é uma doença crônica e um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.


"É importante ter a consciência de que a prevenção começa na infância, com hábitos saudáveis, dieta equilibrada e atividade física. Uma vez com Diabetes, devemos estar atentos e conhecer as possíveis complicações e tratamento. As que aparecem com mais frequência são as retinopatias, que podem levar à cegueira. Por isso, além de compartilharmos conhecimentos, consultas com orientações de vários profissionais, os pacientes poderão usufruir de exames oftalmológicos básicos, que ajudarão no diagnóstico das retinopatias e outras complicações", explica Denise Rocha, enfermeira da Coordenação do Programa de Hipertensão e Diabetes de São Gonçalo. 


O mutirão contará com atendimentos de nutricionista, endocrinologista, fisioterapeuta, enfermagem, educador físico, além de testagem de glicemia, exame do fundo de olho, uma feira de alimentação saudável e roda de conversa sobre a doença e os possíveis tratamentos. 


"Esse mutirão é realizado em cerca de 20 cidades no Brasil inteiro, e agora pela primeira vez no Rio de Janeiro, em São Gonçalo. Queremos ressaltar a importância da prevenção da cegueira pela retinopatia diabética e fornecer orientações sobre todos os aspectos da doença. Nosso objetivo é informar e orientar a população!", afirmou Eduardo Kestelman, diretor da H.Olhos e idealizador do Mutirão. 

Veja também