Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Centro de castração de animais de São Gonçalo será inaugurado este mês

A data para início de agendamento será divulgada na véspera da inauguração

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de setembro de 2019 - 17:44
Serão 10 a 15 castrações de cães e gatos diárias
Serão 10 a 15 castrações de cães e gatos diárias -

Donos de cães e gatos já podem comemorar a chegada do primeiro Centro Municipal de Castração de pequenos animais de São Gonçalo, previsto para inauguração no dia 27 de setembro.

Administrado pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, o equipamento irá realizar diariamente de 10 a 15 castrações de cães e gatos. 

Localizado no bairro Amendoeira, o Centro é equipado com três containers interligados com recepção, vestiário, sala de pré-operatório, sala de esterilização, sala de antissepsia, sala de cirurgia, sala de pós-operatório, copa e banheiros. 

A equipe da unidade será composta por quatro médicos veterinários cirurgiões, quatro médicos veterinários anestesistas e quatro auxiliares, além de serviços gerais e administrativo. O centro funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h, e na parte da tarde, das 13h às 17h. 

Para realizar o agendamento da cirurgia, é preciso ser morador de São Gonçalo e apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. O agendamento é feito presencialmente no Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária, na sede da secretaria de Saúde, no São Gonçalo Shopping, localizado na Avenida São Gonçalo (Boa Vista), número 100, no estacionamento G2.

A data para início de agendamento será divulgada na véspera da inauguração. 

Serão castrados animais a partir dos quatro meses até sete anos. No dia da cirurgia, cada animal passará por uma série de exames como verificação de mucosa, tempo de preenchimento capilar (TPC), aferição de temperatura corporal, estado de carne, avaliação cardíaca, pulmonar e abdominal. 

"A importância de se ter um centro de castração municipal, além de controlar a população animal de rua, visa também controlar as principais zoonoses. Isso é um grande avanço no controle de prevenção de algumas doenças importantes para a saúde pública no município!", afirmou Márcio Barreiros Fernandes, coordenador da Vigilância Sanitária. 

O endereço do Centro de Castração é Rua Domingo da Costa, s/n, Amendoeira, São Gonçalo.

Matérias Relacionadas