Plataforma “Contrate Uma Mãe” auxilia mulheres no mercado de trabalho

O site é gratuito e dá diversas dicas e orientações

Enviado Direto da Redação
Há um alto número de dispensas no primeiro ano após o retorno da licença-maternidade

Há um alto número de dispensas no primeiro ano após o retorno da licença-maternidade

Foto: Reprodução

Por Izabel Karolina


O mercado de trabalho é  dificil para mulheres com filhos. Já na entrevista, o questionamento sobre maternidade pode causar  insegurança e vir acompanhado do preconceito e da discriminação. Segundo pesquisa divulgada pela empresa de recrutamento Catho, as mulheres deixam cinco vezes mais o mercado de trabalho que os homens, após a chegada dos filhos.


Além de todas as dificuldades, mulheres com filhos recebem salário mensal, em média, R$ 554,88 menor do que as sem filhos. Há também um alto número de dispensas de mulheres no primeiro ano após o retorno da licença-maternidade.


Para tentar reverter esse quadro, a agência de publicidade Teamworker criou uma plataforma chamada “Contrate uma mãe”. Trata-se de um banco de currículos exclusivo para a recolocação de mães no mercado de trabalho. O site é gratuito e também conta com um blog que dá diversas dicas e orientações.

Na descrição da plataforma, “mulheres de todas as idades, com filhos, que buscam uma recolocação profissional, podem cadastrar seu currículo no site, incluindo até um pequeno texto sobre as habilidades adquiridas como mãe e profissional ao longo da sua vida e carreira. Por sua vez, as empresas que apoiam o projeto acessam as informações cadastradas pelas mães para avaliação”.


Empresas como o Carrefour e a recursos humanos Lens & Minarelli são parceiras da plataforma. 


Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas

Veja também