Capacitação na Área de Deficiência Visual terá aula inaugural dia 15

Curso acontece no Crefcon, que fica no Barro Vermelho, em São Gonçalo

Enviado Direto da Redação

Foto: Divulgação


A aula inaugural do Curso de Capacitação na Área de Deficiência Visual será realizada no próximo dia 15, das 8h30 às 11h30, na sede do Centro de Referência em Educação e Formação Continuada (Crefcon). O evento contará com uma palestra especial sobre o tema, sob a responsabilidade do diretor do Instituto Benjamin Constant (IBC), Dr. João Ricardo Figueiredo.


O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Educação Inclusiva, sendo dirigido aos professores da Rede Pública Municipal, concursados e contratados, com duração de 40 horas presenciais. As aulas serão realizadas às quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 


No programa constam “Breve história da Deficiência Visual; a história da criação e do desenvolvimento do Código Braille”; “O alfabeto e a escrita de palavras simples: o alfabeto Braille e os vários tipos de dispositivos utilizados na sua escrita: reglete, máquina de escrever Braille e impressora”; “Introdução ao Braille fácil, escrita Braille: pontuação, acentos e símbolos; especiais (sinais de números, letras maiúsculas, caixa alta e outras)”; “Atividade prática trivial (semipresencial) no Sistema Braille (com avaliação)”; “O que é baixa visão (visão subnormal); estimulação precoce na área visosensoriomotora e cognitiva em alunos na alfabetização com baixa visão”; “Adaptação de material especializado para alunos com baixa visão”; e “Atividade prática trivial (semipresencial) com produção de material para alunos com baixa visão (com avaliação)”.


O Crefcon fica na Rua Doutor Getúlio Vargas, 1207, Barro Vermelho, São Gonçalo.

Veja também