Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

CVV de São Gonçalo inicia atendimento gratuito de apoio na Uerj

Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio (GASS) começa a funcionar na próxima segunda-feira (12)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 07 de agosto de 2019 - 15:05
Os objetivos do trabalho são trocar experiências e apoio emocional, favorecer a comunicação e a expressão de sentimentos dos participantes
Os objetivos do trabalho são trocar experiências e apoio emocional, favorecer a comunicação e a expressão de sentimentos dos participantes -

A depressão, uma das principais causas de suicídio, será a doença com maior causa de afastamento do trabalho a partir de 2020, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Porém, ao mesmo tempo que o problema é grave, mais de 90% dos casos de suicídio são preveníveis. Nesse cenário, será lançado o trabalho do Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio do Centro de Valorização da Vida (CVV  GASS), em São Gonçalo.

O atendimento gratuito de apoio emocional, voltado às vítimas e familiares que perderam entes queridos, começa na próxima segunda-feira (12), no campus da Uerj na cidade, em espaço  cedido pela direção da instituição de ensino. Os encontros serão semanais, sempre às segundas, das 10h às 12h, no bloco C, sala 403.

Segundo a coordenadora do CVV Comunidade, Regina Barsi, o atendimento não é realizado por profissionais de Psicologia. Quem conduz as reuniões são voluntários do CVV Comunidade, preparados para acolher e ouvir as pessoas sem julgamento ou aconselhamento.

"Os objetivos do trabalho são trocar experiências e apoio emocional, favorecer a comunicação e a expressão de sentimentos no grupo e valorizar a experiência de vida dos participantes. O trabalho segue  a mesma linha do atendimento do CVV realizado há 57 anos  no Brasil, que é o voluntário do serviço 'emprestar' os ouvidos a quem precisa conversar sobre pensamentos e sentimentos, despertando nas pessoas através de suas falas o entendimento e a reflexão sobre o que as aflige ", explica Regina Barsi ressaltando assim que "o trabalho do CVV GASS não substitui assistência profissional necessária".

Ainda de acordo com a coordenadora, a sala de atendimento será arrumada com cadeiras formando um círculo para facilitar a conversa e  troca de experiências em grupo.

"A filosofia do atendimento é que, além do acolhimento dos voluntários, a troca de experiências entre os sobreviventes e familiares de vítimas fatais também ajude uns aos outros", revela. 

O campus da Uerj em São Gonçalo fica na Rua Francisco Portela 1.470, bairro Patronato. Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidas pelo e-mail cvvcomunidade.saogoncalo@cvv.org.br.

Matérias Relacionadas