Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Lagoa de Piratininga será tema de seminário na UFF

Objetivo é debater sobre recuperação da área

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de julho de 2019 - 08:56
Promovido pela Prefeitura de Niterói em parceria com a UFF, evento acontece nos dias 1 e 2 de agosto
Promovido pela Prefeitura de Niterói em parceria com a UFF, evento acontece nos dias 1 e 2 de agosto -

Especialistas nacionais e internacionais estarão reunidos nos próximos dias 1 e 2 de agosto com o objetivo de identificar soluções para a lagoa de Piratininga. O encontro será durante o seminário “Lagoa de Piratininga: como recuperá-la?”, que acontece no Auditório Milton Santos, no Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus da Praia Vermelha, a partir das 9h30.

O evento, promovido pela Prefeitura de Niterói em parceria com a UFF, é parte do processo de discussão técnica que vem sendo realizado com o comitê das lagoas Itaipu-Piratininga (CLIP) e com técnicos de diferentes universidades. Serão abordados temas como a história geológica do sistema lagunar Itaipu-Piratininga e resultado da pesquisa sobre a macroalga já desaparecida na lagoa de Piratininga. Também serão discutidos assuntos como a experiência internacional no uso de probióticos na revitalização de corpos hídricos, estudo de caso nas lagoas de Jacarepaguá e no reservatório do Funil, além da melhoria da qualidade de lagos através de aeração intensiva.

A atual gestão municipal contratou o estudo da dinâmica hídrica do sistema lagunar Itaipu-Piratininga buscando identificar soluções técnicas definitivas para a recuperação destes ecossistemas lagunares. No seminário, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, apresentará estudos e projetos da Prefeitura de Niterói que estão em curso para a lagoa de Piratininga.

Axel Grael explica que o objetivo do seminário é fazer uma avaliação conjunta a especialistas e pessoas interessadas no assunto, sobre algumas alternativas tecnológicas para solucionar o problema do lodo e da poluição do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu. “A solução tradicional para este tipo de problema é a dragagem. Porém, na lagoa de Piratininga e de Itaipu, a viabilidade de dragagem é muito pequena porque não há lugar disponível para o lançamento desse sedimento, desse lodo. A dragagem seria uma operação muito cara e muito impactante. Mas existem outras alternativas, algumas já testadas em outras situações, algumas com menos experiência de aplicação, mas que são também bastante promissoras. Este é um seminário técnico, com o objetivo de encontrar uma saída técnica para problemas ambientais do sistema lagunar”, afirma Grael. As inscrições para o seminário poderão ser feitas online pelo site www.prosustentavel.niteroi.rj.gov.br.

Matérias Relacionadas