Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Governo do Rio lança o programa 'Escola pra Vida'

Dois Cieps de São Gonçalo estão incluídos no programa

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de julho de 2019 - 09:09
Cieps Adão Pereira Nunes e Zuzu Angel, em São Gonçalo, estão incluídos no programa
Cieps Adão Pereira Nunes e Zuzu Angel, em São Gonçalo, estão incluídos no programa -

O Estado do Rio de Janeiro terá o terceiro maior percentual de escolas com turmas em tempo integral do país, já no início do ano letivo de 2020. Na manhã de ontem, o governador Wilson Witzel e o secretário de Educação, Pedro Fernandes, participaram do lançamento do Programa Escola pra Vida.

A partir de 2020, mais 322 unidades de ensino receberão turmas nesse modelo, saltando das 268 atuais para 590, um acréscimo superior a 120%. Isso representa a cobertura de quase metade da rede estadual, que possui 1.222 unidades escolares no total. Com isso, tendo como base os dados do Censo de 2018, o Rio de Janeiro sairá da 10ª posição e passará a ser o estado com a terceira maior cobertura percentual de escolas com turmas de horário integral.

Em todos os 590 colégios, por meio de parceria com a Faetec, será ofertado ensino profissionalizante. Estes cursos serão voltados à vocação regional, o que aumentará as chances de emprego qualificado para os alunos.

De acordo com as necessidades locais, essas unidades serão híbridas, com turmas funcionando tanto em tempo integral quanto em horário parcial, para atender a um maior número de alunos.

Para o próximo ano, a Seeduc também contará com mais parceiros. Para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes, o SESC se juntará ao Programa. Já os consulados do México e do Equador participarão na oferta de Ensino Médio Intercultural, respectivamente, nos Cieps 413 - Adão Pereira Nunes e Ciep 309 - Zuzu Angel, localizados em São Gonçalo. Com o Instituto Trevo, a parceria será no Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, e em outra unidade a ser inaugurada em Honório Gurgel, ambas vocacionadas ao Esporte. Já com a PRF, o Colégio Estadual Policial Rodoviário Federal Antônio Félix Filho - Turquinho, localizado no bairro Irajá, na Zona Norte, terá na matriz curricular componentes semelhantes aos dos colégios militares, e contará com cursos de qualificação profissional para os alunos.

Matérias Relacionadas