Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

UFF entrega chave do Cinema Icaraí para a Prefeitura de Niterói

Este é o resultado de uma parceria entre Universidade e a Prefeitura

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de julho de 2019 - 11:20
Este é o resultado da parceria entre a universidade e a prefeitura de Niterói
Este é o resultado da parceria entre a universidade e a prefeitura de Niterói -

Mais um importante passo foi dado rumo à reforma do Cinema Icaraí, na Zona Sul da cidade. Na terça-feira (9), o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega, entregou a chave do prédio ao secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael. Em junho, a universidade e o município assinaram o termo de cessão de uso do Cinema Icaraí.

A reforma do prédio prevê a recuperação total do telhado (laje, madeiramento, telhas e calhas), revitalização das fachadas, com recomposição do modelo original, bem como dos pisos, paredes e tetos, e também das esquadrias, instalações elétricas, hidráulicas e de transmissão de dados.

Em 2001, o prédio do Cinema Icaraí foi desapropriado e incorporado ao patrimônio da universidade e, em 2006, encerrou as atividades quando era administrado pelo Grupo Severiano Ribeiro. Ficou fechado desde então. Tombado pelo Serviço de Patrimônio Histórico do município, o imóvel passará a ser gerido pela Prefeitura, que utilizará o prédio para fins culturais. O tempo de cessão será de 40 anos.

Axel Grael explicou que, nas próximas semanas, se reunirá com equipes da Emusa e com representantes da UFF para falarem sobre o projeto de reforma.

“Recebemos do reitor a chave e, agora, nossa tarefa é definir o conceito do espaço, analisar toda a documentação, preparar o nosso projeto e iniciar as obras de reforma. A ideia inicial é que o novo espaço tenha mais de uma sala de cinema entre outras instalações como uma área exclusiva para as atividades da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN)”, disse Grael. A partir desse trabalho, serão definidos os prazos para início e conclusão das obras.

O secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, fez questão de ressaltar a importância desta parceria para a cidade.

“Esse momento consolida, mais uma vez, essa parceria que existe pela cidade entre a Prefeitura e a UFF. Essa parceria está acontecendo de maneira histórica, que demarca um novo momento para Niterói, na maneira de ver a cidade tanto por parte da universidade como da Prefeitura. Recuperar esse patrimônio é o nosso compromisso”, enfatizou.

Neste acordo entre a Prefeitura de Niterói e a UFF, outra contrapartida firmada é a obra de conclusão do novo prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), no Campus do Gragoatá.

“Entrego a chave para a Prefeitura dentro deste grande acordo, que é uma grande parceria sobre cultura, cinema e arte de um modo geral. Estamos aqui hoje para, mais uma vez, celebrar o fato de que com esta parceria, a gente possa sempre comemorar os grandes feitos”, enfatizou o reitor Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega. “Tenho certeza de que, a partir de agora, a Prefeitura, com toda sua capacidade de realização, rapidamente fará o cinema ganhar forma e estar de novo aberto para a população. E nosso Iacs também será entregue para toda a comunidade. O importante é que somos todos Niterói, somos todos UFF”, acrescentou.

Matérias Relacionadas