Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2505 | Euro R$ 5,5997
Search

Faetec cria ferramenta para controle da merenda escolar

Futuramente, todas as escolas com cozinha serão beneficiadas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de julho de 2019 - 08:19
No aplicativo é possível verificar os alimentos disponíveis e a quantidade
No aplicativo é possível verificar os alimentos disponíveis e a quantidade -

Buscando meios para evitar falhas no abastecimento de merenda, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) criou um aplicativo para controlar a entrada e saída de alimentos nas unidades. A ferramenta tem como foco monitorar o processo de fornecimento de insumos, reduzindo, assim, que situações registradas em escolas técnicas no início do ano letivo não aconteçam novamente.

O aplicativo foi criado pela Subsecretaria de Políticas Públicas, da Secretaria de Ciência, tecnologia e Inovação, ao qual a Faetec está vinculada, e conta com apoio da Divisão de Alimentação Escolar. Agora, será possível verificar o tipo de alimento (hortifrúti, frutas, carnes, peixes, estocáveis, sobremesas, biscoitos, bebidas, frios) que chegam às unidades e o quantitativo disponível de cada um, além do cardápio do dia.

Para o Superintende de Políticas Públicas, Leandro David Lima, são diversos os benefícios do novo canal de informação: é uma ferramenta de gestão que traz a diretriz tecnológica inovadora, que é o princípio fundamental da pasta; traz mais eficiência ecológica para instituição, com a redução de relatórios emitidos diariamente em papel; e traz o melhor monitoramento dos insumos nas despensas das escolas.

O aplicativo está em funcionamento há 15 dias e já atende a seis unidades. Em breve, todas as escolas com cozinha e que recebem alimentos estarão inseridas no projeto. A ideia ainda mais ambiciosa é que, futuramente, a ferramenta também possa auxiliar a rotina alimentar das escolas com o controle balanceado das refeições. Além disso, será possível evitar desperdício na produção de merenda.

O aplicativo foi desenvolvido em plataforma cross, sem qualquer custo, e oferece uma interface limpa. O acesso será restrito a funcionários responsáveis pelo controle de insumo nas unidades escolares.

Matérias Relacionadas