Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Semed promove oficina de contação de histórias para professores em Nova Cidade

Ação da Semed tem o objetivo de incentivar e promover a leitura visando o IDEB

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de maio de 2019 - 12:01
A oficina de contação de histórias acontecerá na E.M. São Miguel, no bairro de mesmo nome
A oficina de contação de histórias acontecerá na E.M. São Miguel, no bairro de mesmo nome -

A Escola Municipal São Miguel, no bairro Nova Cidade, recebe amanhã uma oficina de Contação de Histórias. O evento será voltado para os professores da unidade escolar. A responsável pelo projeto de leitura da Secretaria de Educação (Semed), Sandra Lima, irá ministrar o conteúdo.

Esta ação de formação tem o objetivo de incentivar e promover a leitura. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acontece sempre em anos ímpares e utiliza, entre outros parâmetros, a leitura e interpretação de texto. Os professores receberão esta preparação para levar conhecimento com mais qualidade para seus alunos.

Nayline Medeiros, coordenadora de Gestão, Avaliação e Monitoramento de Resultados afirma, “estas oficinas só vêm fortalecendo nossa Rede Municipal de Educação. Um dos parâmetros de avaliação do Ideb, que é a leitura e interpretação de textos, contribui positivamente no processo. Por isso vejo de grande valia este trabalho”, declarou Nayline Medeiros.

IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Hoje é o principal indicador de qualidade da educação no Brasil.

Para que toda a comunidade possa acompanhar a evolução do trabalho feito pelas escolas, o MEC disponibiliza em sua página um sistema online de consultas, indicando qual é o Estado, o município e o nome da escola.

É possível saber as notas obtidas pela unidade escolar desde a criação do índice até os dados mais recentes. Mais do que apenas ver a média, há outras informações interessantes, como a adequação da formação do corpo docente, índice de complexidade da gestão escolar, a infraestrutura disponível no local. Além disso, ainda é possível fazer comparação entre as unidades escolares.

Matérias Relacionadas