Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

UFF realiza ação em Niterói para mostrar a importância da universidade pública

A ideia é ir em locais públicos da cidade para expor produção acadêmica

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de maio de 2019 - 10:08
Imagem ilustrativa da imagem UFF realiza ação em Niterói para mostrar a importância da universidade pública

A Universidade Federal Fluminense ultrapassa seus muros e ganha ruas e praças de diversas cidades para defender o direito de continuar oferecendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade aos cerca de 70 mil alunos, distribuídos em campi de 10 municípios do Estado. Chamada de “UFF nas Praças”, a iniciativa em Niterói será realizada primeiramente hoje, na Praça Arariboia, no Centro da cidade. Já no sábado, 25 de maio, a ação será repetida no Campo de São Bento, em Icaraí, durante todo o dia.

O UFF nas Praças levará os serviços de atendimento gratuito, ações extensionistas e de divulgação científica e tecnológica aos locais de grande circulação da população. A ideia é mostrar os benefícios sociais diretos da universidade pública, enfatizando seu caráter transformador tanto das histórias pessoais quanto do desenvolvimento nacional. “É hora de mostrar a universidade aberta, vibrante, com muita vida e disposição”, ressaltou o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

“Educação é um investimento. A atuação da UFF traz ganhos que vão muito além da formação de profissionais de alta qualidade. Isso se dá por meio de diversas ações que, em primeiro lugar, desoneram o Estado da prestação de serviços à população e, em segundo, contribuem com pesquisas para a produção de patentes, políticas públicas e geração de valor em diversas áreas”, explicou Nóbrega.

Segundo os organizadores do evento, há uma ampla corrente de manifestação de solidariedade que envolve a comunidade interna e familiares, bem como a sociedade em geral, entidades civis, jornalistas, artistas e personalidades. “Neste mês de maio, professores, alunos e servidores voluntários irão apresentar para a sociedade o impacto e o valor das atividades desenvolvidas na UFF. Acreditamos que estamos fazendo o melhor para o cumprimento da nossa missão institucional e por isso temos orgulho de ser UFF”, destaca a coordenadora do evento, professora Geralda Freire Marques.

Entre os projetos que serão apresentados ao público está o da mestranda em Turismo, Jéssica Siqueira, que vem produzindo uma ampla pesquisa sobre o setor turístico em Niterói.

A professora de psicologia, da Faculdade de Educação, em Petrópolis, Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta, apresentará ao público o resultado de sua pesquisa, realizada entre os colegas docentes, sobre suas experiências com alunos autistas incluídos em classes regulares.

Já a superintendente de documentação da UFF, Déborah Motta Ambinder de Carvalho, reuniu duas áreas importantes do conhecimento - Biblioteconomia e Arquivologia – em uma ampla pesquisa sobre o município: “Niterói - Informação e conhecimento para todos!”.

Outro projeto relevante que será apresentado é o Lambe, que traz ao público uma nova camisinha feminina, produzida com um material diferenciado das que são comercializadas atualmente e que garante um maior grau de proteção à mulher contra o vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Criado pela aluna do 8º período de Desenho Industrial, Nara Capdeville.

Entre tantos temas pesquisados por alunos, professores e servidores técnico-administrativos da instituição que impactam positivamente a sociedade, vale destacar ainda a apresentação de projetos na área de Medicina Veterinária, Geoquímica, Farmácia, Geografia, Cinema, Saúde Ambulatorial, novos desafios das Mídias Digitais, animais silvestres e exóticos, bem como educação sexual e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Matérias Relacionadas