Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

'Niterói Presente' em Charitas e São Francisco

Programa já atende Icaraí, Santa Rosa, Centro e Fonseca

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de maio de 2019 - 13:58
Programa já atende Icaraí, Santa Rosa, Centro e Fonseca
Programa já atende Icaraí, Santa Rosa, Centro e Fonseca -

O programa Niterói Presente vai chegar em breve aos bairros de São Francisco e Charitas. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira pelo secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada, coronel Paulo Henrique Moraes, durante reunião promovida pelo Centro Comunitário de São Francisco (CCSF). O comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Silvio Guerra, também participou do encontro que reuniu cerca de 100 moradores dos dois bairros da Zona Sul de Niterói.

O Niterói Presente já atende aos bairros de Icaraí, Santa Rosa, Centro e Alameda São Boaventura, no Fonseca. É formado por policiais militares de folga, pagos pela prefeitura, que ajudam a liberar os agentes do 12º BPM para atuar no policiamento ostensivo de outras regiões. Há meses o CCSF reivindica o Niterói Presente em São Francisco e Charitas, aonde vem aumentado o número de assaltos e furtos, além da população de rua. Os bairros estão próximos de localidades com alto índice de criminalidade.

“O planejamento do Niterói Presente em São Francisco e Charitas está pronto, inclusive com número de agentes, carros e motos. Como a segurança pública é de responsabilidade do estado, temos que esperar que o Secretário de Governo estadual assine o convênio com a prefeitura para que o programa comece a funcionar na nova região”, explicou o coronel Paulo Henrique, acrescentando que o Niterói Presente é totalmente custeado pela prefeitura.

A chegada do programa a São Francisco e Charitas é resultado de uma luta antiga do CCSF, com apoio da União dos Síndicos de Charitas. Já foram promovidas várias reuniões e atos pedindo mais segurança para os bairros apontados como os mais valorizados de Niterói. “Ano a ano vamos nos fortalecendo e conquistando maior adesão dos moradores. O Niterói Presente é um pedido antigo dos moradores. Se não fosse a parceria e o incentivo de todos, não teríamos conseguido”, disse Marinice Machado, do CCSF.

O comandante do 12º BPM ouviu queixas dos moradores, mostrou suas dificuldades, os números de ocorrências na região e prometeu um novo modelo de policiamento ostensivo para os dois bairros, que são cercados pelos Morros do Cavalão, Preventório, Grota e Igrejinha. Nos primeiros dias de maio, ocorreram 6 roubos de veículos em São Francisco e um em Charitas. Em abril, houve uma redução do roubo de rua (celular, principalmente) nos bairros, mas foram feitos 65 registros.

“A reunião foi um sucesso. A promessa é de melhores tempos virão. O projeto está pronto e aprovado pela Prefeitura e só falta o governo do estado aprová-lo para que o Niterói Presente entre em prática em São Francisco e Charitas”, concluiu Leonardo Fonte, da União de Síndicos de Charitas.

Matérias Relacionadas