Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Niterói realizará intercâmbio com a China

Niterói recebeu delegação chinesa de Zibo para firmar parceria entre as duas cidades.

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de maio de 2019 - 09:25
Imagem ilustrativa da imagem Niterói realizará intercâmbio com a China

Niterói recebeu, na última terça-feira, uma delegação chinesa da cidade de Zibo. O encontro, que aconteceu no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, teve como objetivo a assinatura de um protocolo de intercâmbio e cooperação nas áreas de educação, saúde pública, cultura, turismo e esportes.

O protocolo prevê o intercâmbio de funcionários do governo municipal das duas cidades para trocas de experiências bem-sucedidas, a cooperação em investimentos e comércio, recomendando parceiros cooperativos para investir e comercializar, o intercâmbio educacional estabelecendo relações entre escolas-irmãs internacionais para professores e estudantes, a cooperação em saúde pública, com foco em hospitais, entre outras iniciativas.

O secretário de Governo, Comte Bittencourt, que recepcionou a delegação chefiada pelo vice-prefeito de Zibo, Gao Qingbo, falou sobre a parceria com a cidade chinesa.

“Estamos muito animados em iniciar esta parceria que trará mais um incentivo no debate das políticas públicas. Apesar da distância, as duas cidades têm muito em comum, principalmente no que diz respeito ao compromisso com a educação e com o meio ambiente, buscando ações sustentáveis. Somos a cidade com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), estamos entre as 10 cidades mais conectadas do país, alcançamos 100% da cidade abastecida com rede de água e caminhamos para a universalização do tratamento de esgoto em 2020”, pontou o secretário.

Comte Bittencourt também apresentou à delegação chinesa o plano estratégico traçado pela atual gestão municipal até 2033, e a carteira de projetos do programa Niterói Mais Resiliente com ações definidas até 2020, ressaltando a participação da sociedade civil organizada na elaboração destes projetos. O secretário também destacou as conquistas do município no campo da gestão fiscal. Niterói tirou duas vezes a nota máxima no Ranking Nacional da Transparência elaborado pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF) e também passou da 43ª posição, em 2013, para o 2º lugar, em 2015, entre as cidades do estado no Índice Firjan de Boa Gestão Fiscal.

“Esse resultado positivo é reflexo de uma gestão comprometida com a cidade, muito esforço e integração das equipes técnicas de trabalho. Niterói é uma cidade muito receptiva, que está sempre aberta para o mundo. Tenho certeza que esta nova parceria trará ainda mais ações positivas para o crescimento do município”, afirmou Comte.

O vice-prefeito de Zibo, Gao Qingbo, lembrou que a amizade entre Brasil e China é antiga e que tem grande expectativa com esta parceria. Ele contou que a população de Zibo atualmente chega a 4,7 milhões em uma área de cerca de cinco mil quilômetros quadrados. A cidade tem tradição na produção de cerâmica e de seda, e conta com um forte complexo industrial.

“Buscamos desenvolver parcerias. Atualmente, temos parcerias econômicas e internacionais com mais de 20 cidades. Niterói é uma das cidades mais importantes do Estado do Rio. Temos acompanhado o trabalho que vem sendo desenvolvido aqui e acreditamos que há um grande potencial de parceria em áreas como educação, saúde, cultura e esporte”, frisou Qingbo.

A assinatura do protocolo contou com a participação dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite; de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo; dos subsecretários de Educação, José Henrique Antunes; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Barcelos; de Cultura, Lia Baron; e do chefe de gabinete do prefeito Rodrigo Neves, José Antonio Fortuna Nogueira.

A delegação chinesa foi representada por Yu Jun (Educação); Wang Jianzhong (Assuntos internacionais); Zheng Liangxian (chefe do condado Yiyuan) e Huang Bo (Desenvolvimento Econômico).

Matérias Relacionadas