Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1643 | Euro R$ 5,5351
Search

Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos de escolas públicas e privadas podem se inscrever gratuitamente até 17 de maio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de maio de 2019 - 09:57
Alunos de escolas públicas e privadas podem se inscrever gratuitamente até 17 de maio
Alunos de escolas públicas e privadas podem se inscrever gratuitamente até 17 de maio -

Estão abertas até o dia 17 de maio as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2019, que tem como objetivo estimular os jovens a ingressarem em carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos para C&T, promover debates sobre o processo de ensino-aprendizagem brasileiro, além de disseminar e incentivar a robótica pelo Brasil. A Coordenadora Nacional da OBR 2019 é a professora Tatiana Pazelli, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Podem participar da Olimpíada estudantes de qualquer escola pública ou privada, em todo o território nacional, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio ou Técnico. As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas por um professor responsável que incluirá no sistema online as informações de cada aluno inscrito.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, voltadas tanto ao público que nunca teve contato com robótica quanto ao já iniciado na área. A Olimpíada promove competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. Os estudantes podem participar de apenas uma ou das duas modalidades.

Para participar da modalidade Teórica, o professor deve fazer a inscrição dos estudantes no Sistema Olimpo e indicar o nível - de 0 a 5 - de acordo com o ano escolar em que o aluno se encontra. A prova aborda conteúdos multidisciplinares baseados nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de cada nível escolar, aplicados à robótica. No dia 7 de junho, todos os participantes do Brasil vão fazer a prova em suas próprias escolas. O professor responsável imprime e aplica as provas, corrige com base no gabarito e envia as notas para a OBR. Na modalidade Prática, uma equipe de 2 a 4 estudantes deve construir um robô (com qualquer material, kit de robótica ou sucata eletrônica), que seja capaz de realizar um desafio de resgate. Para fazer inscrição, o professor deve criar uma equipe no Sistema Olimpo.

Matérias Relacionadas