Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

FEBRABAN realiza mutirão para agilizar pagamento de planos econômicos

Bradesco e Itaú Unibanco participam da ação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de maio de 2019 - 09:56
Objetivo é agilizar no estado do Rio de janeiro, os pagamentos segundo planos econômicos
Objetivo é agilizar no estado do Rio de janeiro, os pagamentos segundo planos econômicos -

Os poupadores do Rio de Janeiro que entraram na Justiça para reaver as diferenças de correção da poupança dos planos Bresser, Verão e Collor 2 têm razões para comemorar: Entre os dias 6 e 10 de maio, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça estadual, promoverá um mutirão presencial para agilizar o pagamento dos valores devidos. Mais de 1.500 poupadores devem ser beneficiados pela ação.

Bradesco e Itaú Unibanco participam da iniciativa. Os bancos levantaram os casos em que têm a documentação completa das contas dos poupadores e estão entrando em contato com os clientes para convidá-los a participar do mutirão. O Tribunal de Justiça estadual informará os advogados dos poupadores sobre a data das sessões de conciliação por meio do Diário Oficial do Estado. “É importante esclarecer que apenas os clientes procurados pelos bancos podem participar do mutirão”, diz Antonio Negrão, diretor jurídico da FEBRABAN. “Após receber o contato da instituição financeira, o poupador precisará comparecer no dia, hora e local combinados para fechar o acordo, acompanhado de seu advogado.”

A iniciativa é uma continuidade da ação realizada pela FEBRABAN em parceria com os tribunais de Justiça de vários Estados desde outubro do ano passado. “Até março, fechamos 8.805 acordos”, afirma Negrão.

O poupador deverá comparecer ao local do mutirão com um documento original de identificação com foto (RG, carteira de motorista, carteira profissional, passaporte, etc). O advogado deverá levar a carteira da OAB original, cópia de procuração com poderes para negociar, receber e dar quitação, comprovadamente juntada aos autos.Em caso de poupador falecido, deverá ser apresentada cópia da certidão de óbito, cópia da procuração de todos os herdeiros e cópia da petição de regularização do polo ativo na ação do poupador. O executivo chama atenção para o fato de que a plataforma digital (https://www.pagamentodapoupanca.com.br) ainda é o principal caminho para a adesão ao acordo relativo aos planos econômicos. O mutirão é apenas uma alternativa, para casos identificados previamente pelos bancos como de fácil adesão ao acordo. “Os termos propostos para os acordos no mutirão são os mesmos daqueles previstos na plataforma.”

Matérias Relacionadas