Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Rio Bonito investe em tecnologia para garantir segurança nas escolas

Dependências das unidades são monitoradas por oito câmeras

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de abril de 2019 - 08:31
O investimento vai funcionar, quando houver integração dentro e fora das escolas
O investimento vai funcionar, quando houver integração dentro e fora das escolas -

A Secretaria de Educação de Rio Bonito vem buscando soluções conjuntas para garantir a segurança e a integridade de alunos e professores nas escolas municipais. Muitas soluções dos problemas que acontecem no dia a dia das escolas, são frutos das reuniões do Projeto Segurança na Escola, que acontece desde 2017, em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, que também reúne vários setores da administração pública, como a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Conselho Tutelar, além de outras entidades, como Federação das Associações de Moradores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), entre outros.

Nesses encontros são discutidas as problemáticas das escolas em relação às dificuldades comportamentais dos alunos, violência e drogas nas comunidades, além de debater e procurar soluções conjuntas. Umas das soluções que vem sendo adotadas por algumas escolas é a implantação do monitoramento por câmeras. A primeira escola a adotar esse sistema foi o Colégio Maurício Kopke, no Centro, em 2017. Hoje quase todas as dependências da escola são monitoradas por oito câmeras, que envia as imagens para uma central, montada na sala da direção da unidade.

Essa iniciativa também foi seguida pelas escolas municipais Kingston Motta e Professor Honesto de Almeida Carvalho (Emphac). Nas duas unidades também foram colocadas câmeras de monitoramento e montada uma central para armazenamento das imagens gravadas, que ficam à disposição dos diretores para usarem quando for necessário. O investimento em tecnologia só vai funcionar, quando houver integração dentro e fora das escolas.

Tecnologia – O sistema de vigilância por câmera que foi implantado nas escolas é bem moderno. Consegue armazenar por vários meses as imagens que são gravadas diariamente. Além disso, as câmeras só são ativadas quando há movimento, caso contrário, entram no modo, ou “Stand By”, que coloca o sistema em espera, e retorna quando há movimento onde a câmera etá instalada.

Matérias Relacionadas