Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Preço da gasolina nas refinarias já subiu 27,8% desde o início do ano

Dados foram divulgados pela Fecombustíveis

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de março de 2019 - 10:28
Dados foram divulgados pela Fecombustíveis, nesta semana
Dados foram divulgados pela Fecombustíveis, nesta semana -

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) informou que os custos da gasolina nas refinarias Petrobras aumentaram 27,8%, de janeiro a março deste ano. Desde que a Petrobras alterou sua política de preços, passando a acompanhar as cotações internacionais dos combustíveis, a revenda de combustíveis vem respondendo à imprensa e aos órgãos de defesa do consumidor pelos aumentos. Porém, tanto as altas como as queda de preços refletem as oscilações do livre mercado.

Segundo a Fecombustívies, os preços da gasolina nos postos de combustíveis estão ligados diretamente aos preços das companhias distribuidoras, ou seja, se elas aumentam, geralmente, os postos também repassam os custos. Isto deve-se ao funcionamento da cadeia de combustíveis, que é composto por refinarias, distribuidoras e postos.

Pelas regras atuais, os postos não podem comprar gasolina e diesel direto das refinarias, adquirindo apenas das companhias distribuidoras, que são responsáveis por toda a logística do abastecimento nacional em todos os estados brasileiros. Nas bases da distribuição são adicionados 27% de etanol anidro, que após a mistura torna-se gasolina C, vendida e distribuída para os postos via caminhões-tanques.

A composição de preço da gasolina reúne etanol anidro, impostos, fretes e margens.

Matérias Relacionadas