Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Número de pessoas inadimplentes cresce em todo país, diz pesquisa

A situação do brasileiro em relação ao dinheiro segue preocupante.

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de março de 2019 - 11:41
 É preciso priorizar as dívidas com taxas de juros mais alta
É preciso priorizar as dívidas com taxas de juros mais alta -

A situação do brasileiro em relação ao dinheiro segue preocupante. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada esta semana pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 61,5% das famílias brasileiras em fevereiro tinham dívidas (em atraso ou não).

Já quando se olha para o número de inadimplentes, ou seja, aqueles que estão com as contas em atraso e pagando juros, esse percentual subiu de 22,9% em janeiro para 23,1% em fevereiro deste ano.

O especialista em educação financeira do canal Dinheiro à Vista, Reinaldo Domingos, alerta para os riscos e orienta como sair do ciclo do endividamento.

“O primeiro passo é fazer um levantamento detalhado de todas as dívidas, priorizando as que possuem bens de valor como garantia e evitar o corte de serviços indispensáveis. Priorize as dívidas que têm as taxas de juros mais altas. Provavelmente serão as dos empréstimos adquiridos junto ao sistema financeiro”, afirma.

Ainda de acordo com o levantamento, o cartão de crédito é o principal tipo de dívida, atingindo 78,5% das famílias, seguido por carnês (13,9%) e financiamento de veículos (9,8%).

Segundo o educador, utilizar linhas de de crédito sem conhecer em detalhes o funcionamento do sistema é uma das faces do comportamento de risco financeiro mais comum .

Matérias Relacionadas