Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1551 | Euro R$ 5,5144
Search

Prefeitura de Itaboraí intensifica campanha de combate a hanseníase

Próxima ação está prevista para o dia 28 de março

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de março de 2019 - 10:08
Funcionários  estão recebendo atualizações sobre a doença
Funcionários estão recebendo atualizações sobre a doença -

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí vem intensificando o combate da hanseníase na cidade. A próxima ação está prevista para 28 de março. A iniciativa do Programa Municipal de Controle da Hanseníase tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase, de forma que a doença possa ser identificada e tratada em todas as Unidades Básicas de Saúde, diminuindo assim os números nos casos registrados no município.

“Sabemos que hoje ainda existe um preconceito muito grande, mas por falta de informação principalmente. Houve um aumento na história e nós, enquanto profissionais da Saúde temos o dever de buscar esses casos e encaminhar para um tratamento correto”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Vanesca Timóteo Rodrigues, acompanhada da equipe do Programa formado também por fisioterapeuta e assistente social. No Brasil a hanseníase é o segundo país com maior número de casos registrados, perdendo apenas para a Índia.

Para o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, este treinamento ajuda a aumentar o nível de conhecimento dos profissionais com relação à doença e consequentemente melhorar o diagnóstico, fazendo que ele seja feito precocemente.

“Sabemos que o maior problema da hanseníase é o diagnóstico tardio, porque desta forma a pessoa inicia o tratamento, com um grau elevado. Quanto mais cedo temos o diagnóstico, maior a possibilidade de cura”, acrescentou o secretário.

Matérias Relacionadas