Clientes da Anatel poderá avaliar as operadoras por aplicativo

Usuários poderão ver as ofertas de serviços de telecomunicações

Enviado Direto da Redação
A plataforma está prevista para ser lançada em 10 meses

A plataforma está prevista para ser lançada em 10 meses

Foto: Divulgação


O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a proposta de instituição de grupo de acompanhamento do ‘Aplicativo Anatel Comparador’.

O aplicativo que ainda está em desenvolvimento vai permitir aos usuários a comparação de ofertas de serviços de telecomunicações por serviço ou em combos. O prazo para o lançamento do aplicativo é de 10 meses.

O grupo de trabalho vai coordenar, definir e acompanhar manutenção, padronizar aspectos técnicos, operacionais e de interface; especificar evoluções; padronizar, atualizar e evoluir base de ofertas e dirimir conflitos.

O presidente da agência reguladora Leonardo de Morais ressaltou a importância de empoderar o consumidor dando a ele informações necessárias para contratar o melhor serviço.

“Pela criação desse grupo vamos facultar ao consumidor um instrumento importante de tomada de decisões”, disse Morais, que ainda acrescentou que a Anatel tem estudado medidas para aferir a qualidade do serviço e divulgar o desempenho das prestadoras, a partir do ano que vem.

O Conselho se posicionou também no sentido de ser uma iniciativa que trará maior transparência das ofertas do mercado de telecomunicações e que vai tornar mais fácil mais acessível a informação ao consumidor.

Os conselheiros destacaram que é o primeiro projeto do setor financiado pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e que o aplicativo vai influenciar a competição entre as empresas telefonia.

Veja também