Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Prefeitura divulga esquema especial para Réveillon em Maricá

Várias ruas serão interditadas e prefeitura orienta população a usar transporte público

relogio min de leitura | Redação 30 de dezembro de 2018 - 13:59
Na Lagoa de Araçatiba, as ruas serão interditadas das 17h às 2h
Na Lagoa de Araçatiba, as ruas serão interditadas das 17h às 2h -

Os preparativos para o Réveillon em Maricá já começaram. Os palcos estão sendo montados nos 12 pontos de festa distribuídos pela cidade de Jaconé a Itaipuaçu, com apresentações de artistas como Geraldo Azevedo, Jô Borges, Grupo Tô Kerendo, Marianna Cunha, Moniquinha Ângelo, Forró Brasil, Marinho Duka, Banda Thunderock, dentre outros. Para garantir a segurança dos moradores e visitantes durante os shows, que começam às 20h do dia 31 de dezembro e se estendem até as 2h do dia 1º de janeiro, a prefeitura organizou um esquema especial de atendimento.

A Empresa Pública de Transportes (EPT) disponibilizará ônibus no horário noturno no dia 31 para as comemorações do Ano Novo. As viagens para Ponta Negra via Manoel Ribeiro irão até o DPO e retornarão pela mesma via. Já viagens via Cordeirinho irão até a curva do “S” e retornarão. A empresa informa, ainda, que alterações podem ocorrer no decorrer do dia de acordo com a interdição das vias. 

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito vai mobilizar um grande efetivo nos pontos da cidade onde haverá shows e queima de fogos. Serão ao todo 180 profissionais entre agentes de segurança, orientadores de trânsito e policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) atuando durante as festividades em todos os locais de shows. O órgão irá utilizar 23 viaturas, dois quadriciclos, duas motos e 40 rádios digitais para ajudar na comunicação. Em cada um desses pontos, haverá uma tenda da secretaria com agentes de segurança que irão identificar as crianças e adolescentes com pulseiras e orientar o público.

Interdição de ruas

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá prepara um esquema especial para o Réveillon. No dia 31, as ruas próximas aos locais dos shows serão interditadas das 17h às 2h.

Na Lagoa de Araçatiba, onde acontecem shows de Rafael Caçula e Geraldo Azevedo, o trecho da Rua Álvares de Castro atrás da estrutura para o show será dividido em duas partes onde serão disponibilizadas cerca de 400 vagas. Na primeira parte, até a altura da Rua 62, os veículos deverão estacionar no lado oposto ao da lagoa, junto a encosta. A partir deste ponto, o lado se inverte, com os carros passando a parar ao lado da calçada. O acesso à área de estacionamento será feito pela Rua 30, que liga a orla à Avenida Ivan Mundim (antiga Estrada do Boqueirão).

No outro acesso à região, pelo Centro da cidade, o esquema será o mesmo já utilizado durante o Natal. Haverá outras cerca de 400 vagas disponíveis na área do Aeroporto de Maricá para quem for de carro. A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito recomenda, no entanto, que quem for para Araçatiba, evitar ir de carro e utilizar o transporte público.

Na Barra de Maricá, outro ponto onde é esperado grande movimento, o fechamento ocorrerá próximo à orla na Avenida Litorânea e na Rua João Frejat (antiga Rua 13), entre a esquina com a Rua 12 e a Avenida Maysa. Na Praia das Amendoeiras, em São José de Imbassaí, a interdição na orla da lagoa será no trecho inicial da Rua Mário Leve, entre as ruas E e 27.

Em Ponta Negra, a Rua Carolino do Nascimento (Avenida Litorânea) será fechada entre a chamada ‘vila’ (que dará acesso ao palco) até a altura do posto salva-vidas. A Avenida Maysa não sofrerá alteração. Próximo ao palco de Jaconé, as interdições serão nas ruas Um e Dois no lado da praia. Em Cordeirinho, serão fechadas as ruas 90 e 92 na Avenida Maysa, no lado da praia.

Em Itaipuaçu, a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) será fechada na altura da Rua 37. Já na parte da orla, sofrerá interdição o trecho entre o quiosque Sobre as Ondas e a Passagem Nove. No Recanto, a Rua Dr. Adair Farah da Mota será fechada após a ponte sentido praia. Caso o movimento seja intenso, também poderá ocorrer a interdição da Rua Engenheiro Domingos Barbosa com Rua Luis Vieira (na altura da rotatória fechando o acesso total da praia aos veículos, exceto para moradores). Na Praça dos Gaviões, a Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36) será interditada na altura da Avenida Zumbi dos Palmares. Na Praia do Francês, será interditado o trecho da avenida da praia na altura da Rua 83 próximo ao DPO. Em Santa Paula, não haverá interdição de ruas.

Ambulância e postos médicos

Serão montados postos médicos com ambulâncias nos locais de shows nos bairros Araçatiba, São José do Imbassaí (Lagoa das Amendoeiras), Ponta Negra, Itaipuaçu (Praça dos Gaviões) e Cordeirinho. Também haverá cobertura com ambulâncias em Jaconé, Caju, Santa Paula, Rua 83 (Praia do Francês - Itaipuaçu), Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1 - Itaipuaçu) e Recanto (Itaipuaçu). As três unidades de emergência do município – Hospital Conde Modesto Leal, no Centro; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Inoã; e Pronto Socorro de Santa Rita, em Itaipuaçu – estão preparadas e abastecidas com medicamentos para atender durante 24h os casos de urgência, em que há risco iminente de morte.

Em cada uma dessas unidades ficarão duas ambulâncias disponíveis. No hospital municipal, a equipe estará composta por quatro clínicos, dois ortopedistas 24h, dois cirurgiões 24h, dois obstetras ginecologistas, três pediatras durante o dia e dois no período noturno, anestesista 24h e bucomaxilofacial (sobreaviso), além dos serviços de tomografia, raios-x 24 h e laboratório 24h. Na UPA, estarão de plantão quatro clínicos durante o dia e três durante à noite e três pediatras. E, no posto de Santa Rita, dois clínicos 24h.

Praia com segurança

Por meio da Operação Orla Segura, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil disponibiliza os locais e postos supervisionados por guarda-vidas nos seguintes pontos: em frente as ruas 53, 63, 83, 70, Peixão e Aeronáutica (Itaipuaçu); ruas 0, 4, 10 e 13 (Barra de Maricá); em frente as ruas 30 e 40 (Guaratiba); em frente as ruas 90, 107 e 115 (Cordeirinho); próximo a Curva do S e no canto próximo ao Villar da Praia (Ponta Negra); e na Lagoa do Boqueirão e Orla Zé Garoto.

O órgão ainda dá dicas aos banhistas para curtir a praia com segurança como: respeitar as sinalizações e avisos; nadar apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas; consultar os agentes para saber as condições para o banho e o local mais apropriado para o banho, longe das correntes de retorno; não entrar na água alcoolizado; não entrar na água com bandeira vermelha nem em áreas próxima a costões e locais impróprios; e redobrar o cuidado com as crianças. Em caso de dúvidas, os interessados podem ligar para o número 199 para outras informações.

Plantão dos Conselheiros Tutelares

A Secretaria de Assistência Social informa que os conselhos tutelares ficarão de plantão e, caso haja necessidade, poderão ser acionados pelos telefones: (21) 2637-4193 do Conselho Tutelar 1 – Centro e (21) 2637-4091 do Conselho Tutelar 2 – Inoã. 

Matérias Relacionadas