Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Enel Distribuição Rio orienta a população sobre gasto de energia no Natal

Reutilizar o pisca-pisca requer atenção

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de dezembro de 2018 - 10:19
É recomendável verificar as condições dos fios do pisca-piscas para não provocar acidentes
É recomendável verificar as condições dos fios do pisca-piscas para não provocar acidentes -

Já é possível perceber que casas, prédios, praças e comércios estão enfeitados com os tradicionais apetrechos e iluminações coloridas de Natal. Pensando nisso, a Enel Distribuição Rio divulgou um manual com alguns cuidados que a população deve tomar para se prevenir de acidentes e gastos desnecessários.

De acordo com a Enel, a maior parte dos acidentes envolvendo as decorações com uso da energia acontecem por falta de informação, descuido ou pela escolha de materiais e ferramentas inadequados. Um dos riscos é o curto-circuito na rede elétrica causado pelo uso prolongado das decorações com luzes, como os conhecidos pisca-piscas, que podem superaquecer e queimar, causando incêndios.

Uma das dicas é redobrar o cuidado ao reutilizar enfeites e pisca-piscas de um ano para o outro. É recomendável verificar as condições dos fios e, se estiverem ressecados, rachados ou rompidos, é recomendável comprar um novo material, sob risco de colocar toda a decoração em perigo. O mesmo vale para o caso de haver lâmpadas quebradas.

Na hora de adquirir o conjunto dos chamados “pisca-piscas”, é importante atentar também para uma informação dada em watts (W), contida na embalagem, que corresponde à potência demandada por determinado produto. Quanto maior for a potência, maior será o consumo do enfeite de Natal.

Outras dicas são as seguintes: desligue o conjunto da tomada de energia ao substituir lâmpadas e nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação e revise as instalações elétricas da residência antes de iniciar a decoração.

A Enel alerta que, em caso de acidentes, os consumidores devem isolar o local para que não haja a aproximação de pessoas e jamais toque em fios partidos; não retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Enel Distribuição Rio, pelo número 08002800120.

Matérias Relacionadas