Niterói antecipa pagamento da 2ª parcela do 13º salário

Crédito acontecerá no dia 11 de dezembro

Enviado Direto da Redação
Crédito acontecerá no dia 11 de dezembro

Crédito acontecerá no dia 11 de dezembro

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Niterói vai adiantar o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário de 2018 para o dia 11 de dezembro. O adiantamento do pagamento foi anunciado pelo prefeito Rodrigo Neves durante uma reunião da Comissão de Programação Financeira e Gestão Fiscal (CPFGF), que avalia todas as despesas do Executivo acima de R$ 100 mil.

“A antecipação do décimo terceiro salário movimenta a economia da cidade, promovendo o desenvolvimento local. Esse é mais um dos resultados da nossa política de gestão fiscal firme e equilibrada ao longo dos últimos seis anos, mesmo com a grave crise econômica no estado do Rio. A Prefeitura de Niterói conseguiu equilibrar as contas, zerar a dívida líquida – quando assumimos, a cidade tinha uma dívida em relação a receita de 25%, quitar empréstimos antecipadamente, evitando juros, e honrar os pagamentos de servidores”, afirmou Rodrigo Neves.

O prefeito também anunciou que, na sexta-feira (7), vai assinar um decreto determinando a abertura do registro fiscal de todos os secretários do primeiro escalão da Prefeitura e uma auditoria da evolução patrimonial desses dirigentes desde 2013.

“Essa medida é fundamental para assegurar a transparência na administração pública e se integra ao esforço que estamos fazendo desde 2013 de controle e gestão fiscal responsável”, completou prefeito.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Giovanna Victer, ressaltou que a gestão fiscal do Município já foi reconhecida por organismos independentes.

“Quando governamos com transparência, temos indicadores, metas e monitoramento de tudo o que estamos fazendo. Esses investimentos em modernização da gestão já garantiram para Niterói nota 10 na Escala Brasil Transparente, um projeto da Controladoria-Geral da União, e duas vezes a nota máxima no Ranking Nacional da Transparência do Ministério Público Federal, entre outros”, lembrou Giovanna.

Na sexta-feira (7), a controladora geral do Município, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, vai apresentar as ações realizadas pelo órgão de controle desde 2013 e o modelo a ser implantado a partir de 2019.

“Na sexta-feira estaremos comemorando o Dia Mundial de Combate à Corrupção e vamos apresentar as medidas para a Controladoria a partir de 2019, como diversas auditorias, entre elas a do patrimônio dos dirigentes do primeiro escalão, e a avaliação de risco dos processos. Também teremos projetos como Aluno Cidadão, onde os estudantes participam de atividades que promovem valores como ética, democracia, cidadania e o Previne, que fortalece análise prévia de todo processo licitatório da Prefeitura”, adianta Cristiane.

Veja também