Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Operação Verão 2019 começou nas praias do Rio de Janeiro

Ação vai durar até março de 2019

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de dezembro de 2018 - 11:22
Mais de 1,3 mil guarda-vidas vão se revezar na orla, garantindo reforço de cerca de 50% no efetivo
Mais de 1,3 mil guarda-vidas vão se revezar na orla, garantindo reforço de cerca de 50% no efetivo -

Começou oficialmente, no último fim de semana, a Operação Verão 2019 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Até março, mais de 1,3 mil guarda-vidas vão se revezar na orla fluminense, garantindo um reforço de cerca de 50% no efetivo, intensificando a segurança dos banhistas. A ação conta com o apoio de motos aquáticas, lanchas, botes, quadriciclos e helicópteros.

“A Operação Verão é um planejamento estratégico adotado pela corporação em virtude do expressivo aumento do número de frequentadores nas praias do Estado nesta época do ano. É fundamental que as pessoas sigam as recomendações e obedeçam à sinalização, evitando se expor a riscos durante o banho de mar”, destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, Roberto Robadey Jr.

As principais recomendações do Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos são as seguintes: procurar sempre os locais onde exista um posto de guarda-vidas; respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização; perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar; não ingerir bebidas alcoólicas; evitar entrar no mar logo após se alimentar; não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água; não desviar a atenção um só instante das crianças.

Além disso, vale identificá-las com nome e telefone para contato; caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia e evitar locais que são conhecidos como ‘points’ de surfistas.

Matérias Relacionadas