Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7322 | Euro R$ 6,2309
Search

Secretaria de Transportes lança ‘Mapa Rio Metropolitano de Transportes’

Ferramenta padroniza visualização dos serviços de transportes de alta e média capacidades

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de dezembro de 2018 - 18:11
Imagem ilustrativa da imagem Secretaria de Transportes lança ‘Mapa Rio Metropolitano de Transportes’

O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, lançou, na segunda-feira (03), o 'Mapa Rio Metropolitano de Transportes'. 

A ferramenta, instituída através da Resolução 1.328, de 27 de novembro de 2018, tem o objetivo de padronizar a visualização de todos os serviços de transportes de alta e média capacidades e as respectivas integrações disponíveis aos usuários. 

A cerimônia, que aconteceu no Palácio Guanabara, contou com a presença do secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Pimentel, e do subsecretário de Transportes Delmo Pinho.

Com a iniciativa, torna-se obrigatória a exposição do Mapa em local visível (assim como de seu respectivo selo com QR Code) em todos os modais de transporte público, estações e terminais rodoviários sob competência do estado. 

Além disso, esses elementos também deverão estar presentes nos pontos de parada e materiais de comunicação e divulgação dos concessionários e permissionários de transporte público.

"Estamos acostumados a utilizar mapas semelhantes em todo o mundo, mas não contávamos com um no Rio de Janeiro. Disponibilizar a rede estrutural de transportes de uma maneira padronizada é uma forma de aprimorar a mobilidade dos usuários e promover a integração entre todos os modais. A ideia é ampliar ainda mais o leque para que futuramente sejam lançados outros mapas, como um voltado exclusivamente para acessibilidade e um turístico", destacou Rodrigo Vieira.

O prazo para adequação é de 30 dias a contar de segunda-feira (03), data de publicação da resolução no Diário Oficial. Os modais municipais também poderão disponibilizar esse conteúdo em seus respectivos sistemas de transporte e materiais de divulgação, o que facilitará ainda mais a mobilidade do cidadão fluminense. Além disso, todo o conteúdo poderá ser divulgado livremente em publicações.

Matérias Relacionadas