Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Seis dicas para aproveitar a Black Friday sem se endividar mais

Orientações simples e práticas elaboradas por um educador financeiro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de novembro de 2018 - 18:06
Expectativas do mercado são otimistas para este ano
Expectativas do mercado são otimistas para este ano -

As promoções da Black Friday, no próximo dia 23, já estão começando a aparecer e o quanto antes se programar para essa data, melhor as chances de fazer bons negócios. 

As expectativas do mercado são otimistas: de acordo com um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 16% dos comerciantes brasileiros pretendem aderir à Black Friday, sendo que um em cada quatro acreditam que as vendas serão melhores do que no ano passado. 

Mas diante de tantas oportunidades é preciso ficar atento para não comprometer as finanças e aproveitar esse tempo para fazer uma boa pesquisa em sites e lojas.

Fique, então, com oito dicas simples para aproveitar a data sem comprometer o orçamento, elaboradas pelo educador financeiro Reinaldo Domingos.

1 - Não compre se para isso precisar se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que cabe no orçamento.

2 - Analise se a compra não trará custos extras para a família ou para a pessoa posteriormente.

3 -  Se antecipe à Black Friday, pesquisando os preços dos produtos que deseja comprar para ver se os descontos que darão realmente são interessantes.

4 - Faça uma lista detalhada de tudo que pretende comprar e quem deseja presentear e quanto pretende gastar com cada um.

5 - Se estiver em situação financeira problemática, e quiser adiantar as compras de Natal, uma dica é priorizar as crianças. Será mais fácil explicar para os adultos o jovens o motivo de não receberem presentes.

6 - Se prepare para ir às compras nas lojas com tempo e roupas confortáveis, além disso é importante uma dose extra de paciência, evitando que se compre rapidamente para acabar com o martírio.

Matérias Relacionadas