Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Maricá oferece rede de saúde bucal gratuita em 12 locais

Estrutura conta com mais de 60 dentistas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de novembro de 2018 - 11:13
Diferentes serviços são oferecidos na rede de atendimento
Diferentes serviços são oferecidos na rede de atendimento -

Maricá conta com uma rede em saúde bucal com 12 locais de atendimento gratuito que incluem, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e dos dois Programa de Saúde da Família de Barra de Maricá e do Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, também a UPA, postos de saúde e o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro. A estrutura tem mais de 60 dentistas, fora os profissionais de apoio, oferecendo serviços como endodontia (tratamento de canal), periodontia, odontopediatria, extrações e dentística.

Estes atendimentos podem ser observados também nos projetos “Dentista no Seu Bairro” e “Geração Cárie Zero”, que já levou, desde o início do ano, serviços odontológicos para alunos de 10 escolas que não têm a possibilidade de frequentar, periodicamente, um consultório dentário por se localizarem em bairros distantes. O atendimento à distância contempla ainda as aldeias indígenas guarani Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita), em São José de Imbassaí, e Pevaé Porã Tekoa Ará Hovy Py (Sítio do Céu), em Itaipuaçu.

Para 2019, a Secretaria de Saúde também tem como meta a implantação do Laboratório Regional de Prótese Dentária, a ampliação das equipes de Saúde Bucal nos Postos da Saúde da Família e a criação da clínica de Radiologia Odontológica Municipal e da Clínica Odontológica da Mulher, que trata da saúde bucal das gestantes e dos filhos.

Os atendimentos no CEO devem ser marcados, com antecedência, através dos agentes comunitários de saúde dos bairros que fazem a ponte de ligação dos serviços. No CEO, também é possível marcar as consultas com os dentistas diariamente, das 10h30 às 12h e das 14h30 às 16h, levando o encaminhamento obtido pelo dentista da rede. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção do CDT e do PS Santa Rita, que funcionam até 21h.

Matérias Relacionadas