Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Sesc tem programação pelo Dia da Consciência Negra em São Gonçalo

Projeto ‘IMÓ’ terá oficinas, debates e apresentações culturais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de novembro de 2018 - 09:03
O grupo feminino de samba, Moça Prosa, se apresenta amanhã (18), no Sesc São Gonçalo
O grupo feminino de samba, Moça Prosa, se apresenta amanhã (18), no Sesc São Gonçalo -

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios, pretos e pardos são quase 53% dos brasileiros, representando a maior parcela da população brasileira. Apesar disso, ainda são muitos os desafios enfrentados pelos afrodescendentes no dia a dia: salários menores, menos oportunidades de estudo e trabalho, violação de direitos básicos, entre outros.

Diante deste quadro, o Sesc RJ elaborou uma programação especial que discute questões contemporâneas do negro no Brasil e celebra o legado e a presença afrodescendente na cultura nacional com o projeto IMÓ, que reúne artistas e estudiosos em oficinas, debates e apresentações culturais ao longo de todo o mês de novembro.

Em sua terceira edição, o projeto visa construir momentos de reflexão sobre as questões relacionadas à afro descendência e garantir a visibilidade das mesmas. Entre os destaques do “IMÓ 2018” estão as peças “Arame Farpado”, que será apresentada hoje, e “Mercedes”, no próximo dia 24, no Sesc São Gonçalo.

Originado das rodas de samba da Pedra do Sal, o Moça Prosa é um grupo feminino de samba que nasceu e se estabeleceu na histórica região da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, em abril de 2012. As sambistas tocam na unidade nesse domingo (18), às 15h.

E a homenagem do Sesc RJ continua com uma extensa programação cultural a preços populares até o dia 25, com muita música de qualidade. A cidade gonçalense recebe a apresentação de MV Bill.

Além da arte, a programação abre espaço também para discussões e reflexões com cursos, filmes e oficinas. “Cozinha Afro-brasileira: Um Retorno às Nossas Origens” acontece no dia 20 de novembro, no Sesc São Gonçalo).

Para informações detalhadas, acesse www.sescrio.org.br.


Matérias Relacionadas