Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Itaboraí realiza teste rápido para diagnóstico da tuberculose

O teste rápido é gratuito

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de novembro de 2018 - 10:22
Exames para o diagnóstico da tuberculose são entregues em um dia para início do tratamento
Exames para o diagnóstico da tuberculose são entregues em um dia para início do tratamento -

Itaboraí conta com uma ferramenta importante para o diagnóstico rápido de doenças, entre elas, a tuberculose. No Laboratório Municipal de Saúde Pública, no Centro, os exames são realizados e a doença diagnosticada com, no máximo, um dia. “Toda essa rapidez se dá a partir de esforços, parcerias e conquistas realizadas ao longo de anos com um trabalho sério e eficaz dentro do município. Assim, equipamos nosso laboratório, conquistamos equipamentos modernos e eficazes, primordiais contra a tuberculose, como o teste rápido molecular”, comentou a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Tuberculose, Maria José Fernandes.

Segundo ela, a cidade de Itaboraí está à frente de municípios vizinhos com relação à rapidez do diagnóstico. Itaboraí realiza suas análises na próxima cidade, tendo até 72h para dar o resultado do exame ao paciente. Mas isso é entregue no mesmo dia se o paciente realizar seus exames na parte da manhã ou no dia seguinte, se são realizados na parte da tarde. Mas sempre com, no máximo, 12h após a coleta.

Um pequeno aparelho vem potencializando o tratamento dos pacientes da cidade. É o teste rápido molecular, disponível gratuitamente. O exame detecta, além do DNA do bacilo causador da tuberculose, a resistência à rifampicina, principal medicamento para o tratamento da doença, em aproximadamente duas horas e meia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose continua sendo a segunda doença infecciosa mais mortal no mundo, atrás apenas da Aids. De acordo com a OMS, no Brasil foram registrados 71 mil casos, o que coloca o país na 17ª posição em número de casos entre os 22 países de alta carga de tuberculose.

A tuberculose afeta, principalmente, os pulmões. A transmissão da doença acontece através do espirro, tosse ou fala de uma pessoa já contaminada. “Todas as pessoas que apresentam tosse com ou sem catarro por mais de três semanas, pode ser tuberculose, é preciso investigar. Febre, emagrecimento, perda de peso é um sinal de alerta. É necessário procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próximo da residência”, comentou Maria José, lembrando que o tratamento está disponível gratuitamente em todas as USFs, além do Ambulatório Central, localizado na Rua Desembargador Ferreira Pinto, 9, Centro.

Matérias Relacionadas