Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5165 | Euro R$ 6,3876
Search

Novo remédio pode ajudar na prevenção de infecções nos animais

Medicamento é à base de açúcares encontrados em frutas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de julho de 2018 - 12:26
Novo medicamento ajuda na prevenção de infecção urinária
Novo medicamento ajuda na prevenção de infecção urinária -

Cuidar de seu bichinho da forma mais natural possível é o melhor dos mundos. Por isso uma das novidades da medicina veterinária é a D-Manose, um açúcar encontrado naturalmente em frutas como: cranberries, maçãs, laranjas, pêssegos, mirtilos e abacaxis, que extraído pode ser usado com sucesso na prevenção de infecções urinárias, que são uma das causas mais frequentes de doença em cães e gatos.

De acordo com a farmacêutica Danielle Barcelos, do grupo Tudodvet (farmácia de veterinária), de São Gonçalo, D-Manose não mata nenhuma bactéria, simplesmente ajuda a deslocá-las, permitindo sua excreção. Isso permite uma contribuição de forma natural para um bom ambiente na bexiga e no trato urinário.

“A D-Manose promove inibição da aderência bacteriana às paredes do trato urinário. Se as bactérias não conseguem bloquear a bexiga, é menos provável que causem uma infecção. Ela pode ser usada por tempo indeterminado e de forma preventiva, mas há necessidade da prescrição veterinária, já que é necessário estabelecer a quantidade da substância a ser colocada no medicamento”, explicou.

O medicamento pode ser manipulado em cápsula, biscoito medicamentoso, suspensão oral e pasta oral. O biscoito medicamentoso, a suspensão oral e a pasta oral ainda podem ser manipulados no sabor preferido do seu pet.

Já a veterinária Julia Puppim, do petshop Gladiador, disse que a utilização da D-Manose é nova no Brasil, mas já vinha sendo utilizada em outros países. Entretanto, ela ressaltou que só o consumo da fruta não é o recomendado.

“O consumo da fruta tem outros componentes como, por exemplo, a frutose. A D-manose é extraída e muitas vezes combinada como outras substâncias como o cranberry. É bom afirmar que ela não é utilizadas para casos crônicos e, sim, como uma prevenção, principalmente em casos de cistites idiopática felinas”, afirmou.

Matérias Relacionadas