Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Rio de Janeiro deve ser o primeiro estado a adotar placa do Mercosul no Brasil

As placas terão quatro letras e três números

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de maio de 2018 - 12:11
Presidente do Detran e diretor do Denatran acertaram a medida
Presidente do Detran e diretor do Denatran acertaram a medida -

O estado do Rio deverá ser o primeiro estado brasileiro a adotar a placa de automóveis unificada para os países do Mercosul. O acordo foi acertado entre o presidente do Detran, Leonardo Jacob, e o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, em reunião no Rio. Atualmente, apenas a Argentina implantou o modelo.

As novas placas serão formadas por uma combinação alfanumérica com quatro letras e três números pretos sobre um fundo branco. No alto, haverá uma faixa azul com o símbolo do Mercosul, o nome e a bandeira do país. Também serão incluídos os símbolos do estado e da cidade onde o veículo estiver registrado, bem como um código de barras bidimensional (QR code) e um microchip que substituirão os lacres usados no Brasil.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, na última sexta-feira, no Diário Oficial da União as regras de credenciamento para as empresas que irão confeccioná-las, fixando prazo até 1º de dezembro deste ano para que a frota brasileira comece a adotar o modelo.

De acordo com o Contran, o emplacamento será feito gradualmente, iniciando-se por automóveis 0km e os que passarem por transferência de propriedade ou de município de registro, além daqueles que precisarem substituir as placas.

“Viemos tratar da implantação das novas placas e pretendemos que o Rio seja o primeiro estado a adotá-la, pela sua importância e sua posição de vanguarda no país”, explicou o diretor do Denatran.

“Queremos liderar esse processo porque somos o único estado a realizar a vistoria obrigatória, o que facilita o processo porque os proprietários já teazem seus veículos todo ano para a nossa inspeção.Então, vamos aguardar o Denatran credenciar as empresas responsáveis pela produção das placas para que possamos abrir licitação para contratação da nossa fornecedora”, completou o presidente do Detran.

Veja mais notícias:

Embarque e desembarque de mulheres fora dos pontos de ônibus pode virar lei em Niterói

Concursos públicos no Rio oferecem mais de mil oportunidades

Ministério Público quer que São Gonçalo entre na licitação das barcas

Matérias Relacionadas