SG inaugura espaço para crianças e adolescentes com transtornos mentais

Local tem capacidade para atender até 200 pacientes

Escrito por Redação 18/03/2018 10:23, atualizado em 18/03/2018 10:20
Caps será inaugurado em Alcântara
Caps será inaugurado em Alcântara . Foto: Divulgação



Crianças e adolescentes portadoras de transtornos mentais graves ganharão, amanhã, um novo espaço para tratamento em São Gonçalo. Uma casa ampla vai abrigar o novo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) da cidade, em Alcântara. O espaço tem capacidade para atender até 200 crianças ao mês.


“Estamos vivendo um momento em que a crise e falta de recursos acontece em todas as esferas, mas com determinação estamos mostrando que é possível dar atenção e suporte à população”, disse o prefeito José Luiz Nanci.


A unidade atenderá pacientes de 50 bairros próximos, como Almerinda, Anaia, Jóquei, Sacramento e Lagoinha. No local, haverá atendimento com assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, entre outros profissionais da área da saúde. O município já conta com uma unidade no Zé Garoto.



Segundo o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha, o modelo de atendimento dos Centros de Atenção Psicossociais são considerados um dos avanços mais significativos na reforma psiquiátrica brasileira.



“O Caps promove a reabilitação psicossocial, que é de extrema importância no processo de reintegração social e reconstrução de laços familiares. Não vale alienar o paciente e sim acolher suas necessidades dentro da sociedade que vive”, explica. O novo Capsi fica na Rua Jovelino de Oliveira Viana, 274, e estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.



Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas