Doadores de sangue serão vacinados contra a febre amarela no Hemorio

400 doses serão disponibilizadas diariamente

Escrito por Redação 23/01/2018 13:21, atualizado em 21/01/2018 11:54
>> Serão vacinados todos os candidatos à doação de sangue
>> Serão vacinados todos os candidatos à doação de sangue . Foto: Divulgação


De amanhã até o próximo sábado (27), o Hemorio, hemocentro coordenador do estado do Rio e unidade da Secretaria Estadual de Saúde, será um posto de vacinação contra a febre amarela. Serão disponibilizadas 400 doses da vacina diariamente. Os voluntários que doarem sangue ou os que forem considerados inaptos após passar por triagem clínica, poderão receber a dose.


“Estamos realizando um grande esforço em todo o estado e pedindo que a população busque a vacina. Como a pessoa precisa esperar cerca de um mês para doar sangue após se vacinar, estamos retomando essa campanha. Com isso, ampliamos o número de doações e também vacinamos mais pessoas. É importante reforçar que no Hemorio só serão vacinados os candidatos à doação de sangue, portanto, será necessário passar pela triagem antes da imunização”, explicou o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior.


O Hemorio abastece as emergências dos grandes hospitais da capital do estado, maternidades e outras unidades de saúde. O hemocentro também envia sangue, quando necessário, para outras cidades.


Os meses de janeiro e os dias que antecedem o Carnaval são períodos em que a unidade recebe até 40% menos doadores de sangue. Com a vacinação em massa da população de todo o estado, a tendência é que os estoques diminuam ainda mais.


“É de extrema importância que as pessoas doem sangue antes de serem vacinadas, já que é preciso esperar quatro semanas para doar após a vacina. A criação deste polo é uma solução eficiente para evitar o desabastecimento de sangue”, explica o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.


A unidade funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio.



Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas