ID jovem possibilita viagens gratuitas
Benefício é destinado a jovens de 15 a 29 anos

Em um ano em que a palavra ‘crise’ foi bastante comum, o lazer acabou ficando em segundo plano. Porém, um programa do governo federal pode facilitar aos jovens gonçalenses realizar o sonho de ‘dar um rolé’ pelo país ou frequentar eventos culturais de forma mais assídua em 2018. A Identidade Jovem (ID Jovem) é um documento que garante gratuidade ou desconto em passagens interestaduais e meia entrada em atividades culturais e esportivas.
O benefício é destinado a jovens de 15 a 29 anos, cuja renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos. O estudante Matheus Cunha, de 22 anos, aproveitou as vantagens da ID Jovem, em novembro de 2017, com uma viagem a São Paulo. “Eu estava planejando a viagem há algum tempo, mas ainda não tinha conseguido economizar o valor integral das passagens. Fui até a rodoviária um pouco incrédulo, porém não houve qualquer burocracia no guichê de compra. Vou voltar a São Paulo, agora em janeiro, para encontrar uma amiga que tenho, há oito anos, e que nunca conheci pessoalmente”, conta o morador da Brasilândia.
Para ter acesso ao benefício, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência, munido de identidade, CPF e comprovante de residência. No Cras, ele irá realizar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O CadÚnico vai gerar o Número de Identificação Social (NIS), que será utilizado para a emissão do ID Jovem. Quem já possui o NIS, pode validar a ID Jovem pela internet no site da Caixa Econômica Federal (http://www. caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx) ou por meio do aplicativo, disponível para todos os smartphones. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social calcula que somente dois mil jovens de 15 a 29 anos já estejam cadastrados em São Gonçalo. Dados do IBGE indicam que o município tem pouco mais de 52 mil habitantes na faixa etária contemplada.
A ID Jovem é um cartão virtual e deve ser apresentada no próprio celular ou em papel comum no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documento oficial com foto. O documento tem validade de 180 dias e, por isso, precisa ser atualizado após esse período, também por meio online.
O Estatuto da Juventude assegura a reserva de duas vagas em cada veículo de trajeto interestadual para jovens de baixa renda. Caso estes lugares já estejam ocupados, o jovem tem direito a 50% de desconto no valor do ingresso. A solicitação da gratuidade deve ser feita, pelo menos, três horas antes do horário da partida.
Além das vantagens no lazer, a ID Jovem também colabora com a ascensão social do público. O documento garante isenção no Enem e em concursos públicos.