Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Enem traz novidades nos critérios de segurança da prova

Provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro

relogio min de leitura | Redação 31 de outubro de 2017 - 19:28
Candidatos serão vistoriados por detectores de metal
Candidatos serão vistoriados por detectores de metal -

No Enem desse ano, detectores de metal e de ponto eletrônico, ficalização de lanches e provas personalizadas são as novas medidas adotadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objtetivo de garantir segurança contra fraudes. 

Também como novidade, detectores de aparelhos de ponto eletrônico de ouvido serão utilizados de forma experimental em alguns locais de prova. Esse sistema permite encontrar aparelhos de transmissão pelo sinal de rede móvel de banda larga, por radiofrequência de wi-fi e bluetooth. A coleta de impressão digital e outras medidas consolidadas do exame permanecem.

A prova personalizada com cadernos de questões e folha identificadas com o nome e número de inscrição do participante é outra singularidade do exame. O candidato deverá conferir se os dados no caderno e no cartão resposta condizem com a quantidade de questões disponíveis e se há algum defeito gráfico. Os organizadores também orientam que o participante confira suas informações pessoais. De acordo com o Inep, a identificação é necessária para controlar as possíveis fraudes.  

Os candidatos serão vistoriados com os detectores de metal na entrada e saída dos banheiros dos locais de prova. Os lanches continuam sendo permitidos, mas  alimentos industrializados precisam estar com as embalagens lacradas, sendo visto antes de entrarem na sala de prova.

Não são permitidos o uso de celulares ou qualquer aparelho eletrônico, lápis, borrachas, livros manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e artigos similares. O porte de armas de qualquer espécie, mesmo com documentos que permitam, também são proibidos, sendo colocados no porta-objetos. 

As provas acontecerão em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro, com início às 13h. No primeiro domingo, os exames realizados serão ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. 

Matérias Relacionadas