Conta do FGTS pode ser acompanhada pelo celular
Trabalhador pode receber o extrato mensal do benefício através de mensagem de texto

Segundo a Caixa Econômica, mais de 10 milhões de trabalhadores já aderiram ao serviço de SMS -
No ano em que comemora 50 anos de criação, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) atingiu uma marca histórica esta semana. Mais de 10 milhões de trabalhadores já aderiram ao serviço de mensagens via telefone celular (SMS) para o recebimento do extrato mensal do Fundo. Totalmente gratuita, a ferramenta informa qualquer movimentação nas contas vinculadas do trabalhador; seja saque, depósito ou rendimento, com saldo atualizado com juros e correção monetária.
O extrato do FGTS via SMS passou a ser oferecido pela Caixa Econômica Federal no final de 2013. À época, o banco investiu em uma solução tecnológica que acelerasse a chegada da informação ao trabalhador, e ainda contribuísse para sustentabilidade do planeta. Na prática, milhares de extratos de papel deixam de ser impressos e de ser enviados pelos correios. Isso significa uma economia de cerca de R$ 50 milhões por ano para a Caixa.
O superintendente Nacional de FGTS na Caixa, Henrique José Santana, diz que, além dos benefícios ao meio ambiente, a iniciativa do extrato do Fundo via SMS tornou mais fácil e ágil o controle da conta vinculada do cidadão.
“O trabalhador poderá, a qualquer momento, pedir a regularização à empresa, caso não identifique o depósito mensal do seu FGTS. Ele não precisa esperar para o dia em que for sacar o FGTS, e se torna o fiscal da própria conta”, explica Santana.
Para ter acesso ao extrato completo do seu FGTS, pela internet, o trabalhador deve cadastrar uma senha, informar o número do PIS e aceitar o termo de cadastramento no site www.fgts.gov.br.
A partir daí, ele pode atualizar seu endereço, cadastrar seu número de celular para receber, via SMS, informações de depósitos ou saques realizados em sua conta vinculada, ou pedir o envio do extrato do FGTS por e-mail. Outra opção de adesão ao SMS é o telefone 0800 726 0207, opção 3.