Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Sistema Imunana-Laranjal volta a fornecer água tratada para a população

O tratamento da água foi retomado após um trabalho realizado pela força tarefa montada pelo Governo do Estado

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de abril de 2024 - 14:36
A produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal vem sendo retomada gradualmente
A produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal vem sendo retomada gradualmente -

O Sistema Imunana-Laranjal voltou a captar e tratar água às 22h42 desta sexta-feira (5/4). A produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal vem sendo retomada gradualmente, e chegou a 85% da capacidade máxima na manhã deste sábado (6/4). A operação havia sido interrompida na manhã de quarta-feira (3/4), após a identificação da substância química tolueno no canal de Imunana, onde é feita a captação de água.

O tratamento da água foi retomado após um trabalho realizado pela força tarefa montada pelo Governo do Estado, que fez o isolamento e sucção do composto químico tolueno na região onde é feita a captação de água. Até a noite de sexta-feira (5/6) já haviam sido retirados 160 mil litros de água com o produto dos canais às margens do Rio Guapiaçu, em Guapimirim. A mobilização envolveu as secretarias de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, da Polícia Civil, da Polícia Militar, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Cedae, a Petrobras e as concessionárias Águas de Niterói e Águas do Rio.


Leia também: 

Sistema Imunana-Laranjal volta a operar e abastecimento de água para SG e região será retomado

Exames laboratoriais vão determinar retorno da água em SG e região


O trabalho contou ainda com o monitoramento contínuo dos técnicos do Laboratório de Investigação Biológica e Rastreamento Ambiental (Libra) da Cedae, que realizaram análises de amostras de água de hora em hora, e dos “sommeliers de água”, equipe que realiza testes sensoriais para identificar alterações de gosto e odor.

Desde a noite de sexta-feira, as análises mostram que as medidas reduziram a concentração de tolueno de 59 microgramas por litro para menos de 30 gramas por litro, abaixo do limite máximo estabelecido pela Portaria de Potabilidade 888.

O Sistema Imunana-Laranjal é responsável pelo abastecimento de cerca de 2 milhões de pessoas em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, parte de Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e na Ilha de Paquetá.

O governo continua investigando a origem da contaminação. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) abriu inquérito para apurar os responsáveis pela presença do poluente na água

Matérias Relacionadas